O POVO News: Moraes usou TSE para investigar bolsonaristas; senadores pedem impeachment
Reportagem denuncia ordens não oficiais vindas do gabinete do ministro Alexandre de Moraes para produção de relatórios contra aliados de do ex-presidente Jair Bolsonaro
O programa O POVO News realiza mais uma edição na manhã desta quarta-feira, 14. Com apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a edição repercute uma reportagem do jornal Folha de São Paulo que denuncia ordens não oficiais vindas do gabinete do ministro Alexandre de Moraes para produção de relatórios contra aliados de do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito das fake news e das milícias digitais.
Denúncia provocou uma movimentação no Senado Federal. O senador cearense e candidato à Prefeitura de Fortaleza, Eduardo Girão (Novo) afirmou que um "grupo de senadores e deputados está fazendo um pedido de impeachment coletivo do ministro."
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Assista ao vivo:
A reportagem teve acesso a trocas de mensagens entre funcionários do gabinete de Moraes, entre agosto de 2022 e maio de 2023. A partir delas, o jornal sustenta que a equipe do ministro pediu constantemente a produção de relatórios para embasar relatórios contra bolsonaristas que estão sendo investigados nos dois inquéritos. Há um fluxo fora do rito, com um órgão do TSE sendo utilizado para nutrir o STF.
Após a denúncia, o gabinete do ministro divulgou uma nota, afirmando que, em termos legais, foram feitas solicitações a vários órgãos que "têm competência para a realização de relatórios sobre atividades ilícitas, como desinformação, discursos de ódio eleitoral, tentativa de golpe de Estado e atentado à Democracia e às Instituições."
A nota ainda informa que os relatórios citados "simplesmente descreviam as postagens ilícitas realizadas nas redes sociais, de maneira objetiva, em virtude de estarem diretamente ligadas às investigações de milícias digitais."
"Todos os procedimentos foram oficiais, regulares e estão devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF, com integral participação da Procuradoria Geral da República", completa o texto.
Com Agência Estado
Serviço
O POVO News
Quando: Segunda a sexta, às 8h e às 18 horas
Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO