O POVO News: TSE reage a Maduro e cancela envio de observadores para eleição na Venezuela
Falas do presidete Nicólas Maduro sobre as eleições brasileiras fizeram o Tribunal voltar atrás
O programa O POVO News realiza mais uma edição na manhã desta quinta-feira, 25. Com apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a edição comenta decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de não enviar representantes brasileiros como observadores da eleição venezuelana.
Assista ao vivo:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O convite para acompanhar a realização da votação foi feito pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela. O TSE havia inicialmente negado o envio de observadores.
A decisão foi revertida e seriam mandados dois especialistas em sistemas eleitorais para a missão do tribunal no pleito venezuelano.
No entanto, falas do presidete Nicólas Maduro sobre as eleições brasileiras fizeram o Tribunal voltar atrás. Maduro disse que a Venezuela tem "a melhor auditoria do mundo" e que "nenhum boletim de urna é auditado no Brasil".
O TSE negou as acusações e informou que, em face disso, não enviará técnicos. “Em face de falsas declarações contra as urnas eletrônicas brasileiras, que, ao contrário do que afirmado por autoridades venezuelanas, são auditáveis e seguras, o Tribunal Superior Eleitoral não enviará técnicos para atender convite feito pela Comissão Nacional Eleitoral daquele país para acompanhar o pleito do próximo domingo", afirmou o tribunal, em nota.
As eleições venezuelanas ocorrem em 28 de julho. Como principal concorrente, Maduro tem o ex-diplomata Edmundo González, que representa uma coligação de partidos opositores. Nicolás Maduro busca o terceiro mandato consecutivo.
Serviço
O POVO News
Quando: Segunda a sexta, às 8h e às 18 horas
Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO