Sem direito a discurso, vice assume Prefeitura de Caridade após impasse com sumiço de vereadores

Prefeita foi afastada em operação do MPCE e o vice foi impedido de assumir pelo irmão da gestora, que preside a Câmara Municipal

Renato Timbó (PT), vice-prefeito eleito de Caridade, assumiu o comando da Prefeitura na tarde desta terça-feira, 4, em sessão extraordinária na Câmara Municipal. A cerimônia ocorreu após impasses com o Legislativo, que chegou a determinar a extinção do mandato de Timbó e, mesmo com decisões favoráveis da Justiça, recusava-se a empossar o prefeito, após o afastamento da gestora, Simone Tavares (PSB).

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou no último dia 27 de maio que assumisse a gestão do Município, distante 101 km de Fortaleza. Contudo, ele não havia sido empossado devido ao sumiço tanto do presidente da Câmara, Erivaldo Fernandes (PDT) — irmão de Simone —, quanto do presidente interino, Cícero Uchoa (PDT). Ambos fazem parte da base da prefeita afastada.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Cícero convocou a sessão extraordinária que empossou o agora prefeito interino. Durante a solenidade, o vereador demonstrou incômodo quando os presentes ovacionaram Timbó. "Olha, eu peço que se comportem. Eu peço ordem na Casa", expressou, mas seguiu a cerimônia, declarando o vice empossado prefeito interino.

Ao finalizar o pronunciamento que tornou Timbó prefeito, Cícero não permitiu discurso do agora chefe do Executivo municipal. "A sessão é só para dar posse do prefeito. Não é para... Ele fala na Prefeitura, em outros cantos. Declaro encerrada esta sessão", finalizou. Em seguida, o prefeito interino cumprimentou público. A solenidade durou em torno de 10 minutos.

Cícero convocou nova sessão extraordinária para esta quinta-feira, 6, "para votação da ata da ação de posse". Na manhã desta terça, em conversa com O POVO, Timbó afirmou: “Acredito que será desafiadora, pois o momento é delicado, devido ao afastamento da titular do cargo. Estamos praticamente às vésperas das eleições municipais, mas estou esperançoso que nossa população tenha dias melhores”.

Assista a sessão de posse na íntegra

Entenda o que ocorreu na Prefeitura de Caridade

O vice foi elevado à chefia do Executivo de Caridade após a prefeita Simone ser afastada do cargo em operação do Ministério Público do Ceará (MPCE), no início de maio. A gestora é irmã do presidente da Câmara Municipal, Erivaldo.

Com a saída de Tavares, Erivaldo extinguiu o mandato do vice, rompido com a gestão, e ele mesmo assumiu como prefeito interino. A decisão foi considerada “abrupta e desaconselhada”, pelo desembargador Durval Aires Filho, que concedeu liminar que favorece o vice-prefeito, determinando o imediato retorno do cargo de Timbó.

Após a decisão, Timbó seguiu por dias sem assumir. O Município não tem oficial de Justiça e a comarca tentou, ao longo da terça-feira, entrar em contato com Erivaldo Fernandes e não houve retorno.

Na quarta, ele respondeu, alegando que, conforme registro da Comarca, não poderia receber a intimação para a posse. "Eu não posso receber essa intimação, isso porque não estou na condição de presidente da Câmara Municipal", escreveu o vereador.

Assumiu a Câmara o presidente interino, Cícero Uchoa (PDT), que também não havia sido encontrado pela Justiça até então.

Colaborou Ludmyla Barros, especial para O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar