O POVO News: Nível do Guaíba pode baixar para 4 metros, apesar da chuva

O programa explica como é a transmissão da leptospirose e quais são os cuidados que a população deve ter

O programa O POVO News realiza mais uma edição nesta terça-feira, 21. Com apresentação da jornalista Rachel Gomes, a edição traz as últimas informações sobre as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Apesar das chuvas que insistem em cair no Estado, o nível do Guaíba segue em queda e pode chegar a 4,04 metros, o que equivale ao menor nível desde 3 de maio. De acordo com os especialistas, o corpo hídrico pode baixar para 4 metros ainda nesta terça.

Assista ao vivo

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O relatório aponta que os afluentes ao Guaíba, como Taquari, Cai, Sinos e Jacuí, também apresentam queda. Além disso, não houve precipitações fortes nas últimas 24 horas. Mas as chuvas são aguardadas e podem chegar ao acumulado de 150 milimetros nos próximos cinco dias.

A edição traz ainda mais informações sobre a advogada Natália Cobalchini, de 27 anos, que foi encontrada morta após 20 dias soterrada, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A jovem advogada era especialista em Direito Previdenciário e cursava a pós-graduação na PUC-RS. A confirmação da morte de Natália causou comoção na cidade, que ainda contabiliza os prejuízos causados pela tragédia climática

Com as chuvas, veio um novo risco: possível transmissão de leptospirose. O município gaúcho de Travesseiro, no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas enchentes no estado, registrou a primeira morte por leptospirose após as cheias. Por isso, o programa explica como é a transmissão e quais são os cuidados que a população deve ter. 

Na política, é assunto que a defesa de Jair Bolsonaro (PL) recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a inelegibilidade do ex-presidente e do general Walter Souza Braga Netto, candidato a vice-presidente em 2022.

Na mesma semana, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, disparou um aviso para membros da legenda bolsonarista que ocupam cargos públicos. De olho no sucesso do partido nas eleições municipais deste ano, Valdemar avisou que o PL monitora manifestações de seus quadros nas redes sociais e ressaltou que "traições" não serão toleradas.

De acordo com o texto, quem fizer campanha - clara ou velada - para membros de outros partidos, em localidades nas quais o PL tenha candidato, ficará sujeito a processo ético-disciplinar.

O episódio contará com análises de jornalistas da casa e especialistas para discutir os assuntos da política brasileira. Participa o correspondente do O POVO em Brasília, João Paulo Biage, e o repórter de política do O POVO, Guilherme Gonsalves

Serviço

O POVO News

Quando: Segunda a sexta, às 18 horas

Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

jair bolsonaro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar