Entenda relação conturbada entre Lula e Pacheco após melhora de diálogo com Lira

Articulação política do Planalto demonstra dificuldade nas negociações com os congressistas. Presidente tenta contornar imbróglio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) nesta quinta-feira, 2, no Palácio da Alvorada. A informação é do blog da Natuza Nery, no G1. O encontro ocorrerá em meio à demonstração de insatisfação do senador com o governo Lula.

O incômodo mais evidente dele é relacionado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Pacheco ficou contrariado pela forma que o governo entrou com ação para barrar a PEC da Desoneração. No último dia 25 de abril, o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a proposta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme o blog, o pedido já era previsto, contudo não houve comunicação clara do governo com o presidente da Casa Alta, pegando-o de surpresa.

Na agenda desta quinta-feira, três assuntos devem ser pautados: a manutenção ou derrubada do veto presidencial ao dispositivo da lei orçamentária que prevê R$ 5,6 bilhões para emenda de comissão; a reestruturação da dívida de Minas Gerais que foi federalizada e a tramitação da PEC do Quinquênios.

A tensão entre Pacheco e o Planalto aflorou na última semana por conta do pedido de suspensão da lei que desonera a folha de municípios e dos 17 setores que mais empregam feito pela Advocacia Geral da União (AGU). O senador chegou a afirmar que o governo "erra em judicializar a política".

Como é a relação de Lula com Lira e Pacheco?

Líderes do governo e pessoas do Planalto acreditam que a relação de disputa entre Pacheco e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), resvalou sobre a administração de Lula.

A articulação política fragmentada do governo é outro fator nessa relação. Enquanto o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, é intermediador de primeira hora de Pacheco, Lula designou o chefe da Casa Civil, Rui Costa, para tratar com Lira.

Além disso, o tensionamento entre Senado e Câmara aumentou depois de reunião do presidente com o alto escalão do governo no dia 19 de abril. Conforme o Valor Econômico, trechos vazados do encontro mostram que a conduta de Pacheco teria sido questionada por ele ter impulsionado a PEC do Quinquênio. Rumores indicam que as críticas teriam partido de Rui Costa, que negou a situação.

O entorno do presidente do Senado considera que ele sempre manteve responsabilidade com o governo e com a defesa da democracia. Os aliados relembram que Pacheco adiou duas vezes, a pedido do Planalto,  sessão do Congresso para analisar vetos, remarcada, agora, para 9 de maio.

Alguns políticos o senador apontam que ele atua mais próximo ao governo do que Lira, que adotaria conduta hostil no terceiro mandato de Lula e, mesmo assim, obtém retorno melhor. O presidente da Câmara, por exemplo, chamou de incompetente o ministro Alexandre Padilha, situação que acirrou o clima entre ele e o governo.

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lula governo Lula Arthur Lira Câmara dos Deputados Senado Federal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar