Assista ao vivo: TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif
Eleito em 2020, senador é investigado por suposta prática de abuso de poder econômico na campanha
A transmissão ao vivo do julgamento que pode cassar e tornar inelegível o senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC) inicia às 19h30min desta quarta-feira, 30, no canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
Seif, eleito em 2022, é investigado por suposta prática de abuso de poder econômico na campanha. O julgamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é retomado após ser adiado por ausência do relator do processo, ministro Floriano de Azevedo Marques.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Acompanhe:
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina rejeitou a acusação e um recurso foi proposto pela coligação Bora Trabalhar, composta por PSD, Patriota e União Brasil.
Conforme a ação, o empresário Luciano Hang, dono da rede de Havan, doou recursos à campanha do senador sem declarar os valores na prestação de contas junto à Justiça Eleitoral.
Entre as irregularidades, constariam o usufruto de transporte aéreo, dos canais oficiais da empresa para veiculação de campanha eleitoral, de uma sala de gravações para lives, vídeos para redes sociais e o envolvimento de funcionários da empresa na promoção da campanha de Seif.
Além disso, o julgamento envolve suposto financiamento de propaganda eleitoral por entidade sindical. Em um vídeo publicado nas redes sociais antes do início do julgamento no TSE, o senador alegou ter "sentimento muito profundo de que não há outro resultado possível a não ser a manutenção deste mandato que vocês me deram".
Já Luciano Hang nega ter cedido aeronaves e colaboradores para trabalhar na campanha de Seif.