Conselho de Ética recebe pedido de cassação de Glauber Braga, deputado que expulsou membro do MBL

Ação foi enviada pelo presidente da Câmara Arthur Lira (PP) e partiu do partido Novo. Este é o quinto pedido de cassação que o deputado responde, nos últimos seis anos

O pedido de cassação contra o deputado Glauber Braga (Psol) chegou ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, nesta segunda-feira, 22. A ação partiu do partido Novo e foi enviada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP). O pedido se deu após Braga ter expulsado das dependências da Câmara o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro.

Mais informações ao vivo:

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No documento assinado por Eduardo Ribeiro, presidente nacional do Partido Novo, é defendido que “comportamentos como os exibidos pelo deputado Glauber Braga não podem ser tratados com leniência.” Assim, o deputado do Psol é acusado de quebra de decoro parlamentar.

O caso ocorreu na terça-feira, 16. Na ocasião, Braga afirma ter sido abordado e insultado por Costenaro. Vídeos compartilhados na internet mostram o rapaz discutindo e chamando o parlamentar de "burro" e "fraco", enquanto fazia uma transmissão online. Após, foi identificado que o militante tem o hábito, em suas redes sociais, de postar vídeos em que aborda parlamentares e figuras políticas de esquerda com provocações.

No confronto, Glauber Braga repetia que Costanero responde por violência doméstica contra uma ex-companheira. O militante de direita retrucava chamando as acusações de difamação, disparando xingamentos contra o parlamentar. Foi quando Costanero mencionou a mãe de Glauber Braga, que está doente. O deputado empurrou o militante para fora do prédio, por uma das portas laterais. A cena foi testemunhada e registrada por dezenas de pessoas.

Após, o parlamentar se defendeu, em vídeo, segurando o pedido de cassação. Na filmagem, ele retrucou as acusações de que seria antidemocrático. “Essas milícias fascistas ficam perseguindo as pessoas, tentando meter medo nas pessoas. [..] Eu nem sabia que esse rapaz, da milícia fascista, era do partido Novo, sabia que era do MBL. Estão juntinhos: MBL, partido Novo, PL, tentando constranger os seus inimigos políticos, mas não vai colar”, disse.

Este é o quinto pedido de cassação a Braga nos últimos seis anos

Ao todo, este é o quinto pedido de cassação que o deputado responde, nos últimos seis anos. Dentre as ações, uma do PL foi movida por acusações de que Braga teria empurrado e dado puxões, com objetivo de expulsar o parlamentar Abílio Brunini (PL-MA), em novembro de 2023.

Braga também já bateu boca com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) numa discussão sobre as remessas de joias dadas pelo governo da Arábia Saudita. Além disso, já discutiu com o presidente da Câmara, Arthur Lira, indo parar no Conselho de Ética.

Com o recebimento da mensagem nesta segunda, será convocada uma reunião para sorteio de três nomes de parlamentares a partir dos quais será definido o relator do processo. Esse parlamentar irá preparar um relatório, com um parecer sobre o caso que, por sua vez, será analisado pelo Conselho. Testemunhas e o próprio acusado terão direito de fala.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

glauber braga psol mbl expulsao da camara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar