Glauber Braga diz não se arrepender de ter expulsado membro do MBL da Câmara

Parlamentar da oposição afirmou que levará caso ao Conselho de Ética da Câmara e à Justiça

O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ), que expulsou um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) da Câmara, afirmou não se arrepender de “absolutamente nada” do que fez. A declaração foi dada nesta terça-feira, 16, em vídeo compartilhado nas redes sociais.

O parlamentar argumentou que esta é a quinta vez que Gabriel Costenaro o provoca. Além disso, o pessolista alega que o rapaz tem histórico de agressão às mulheres. “Da última vez, no Rio de Janeiro, na quarta vez, ele ameaçou a mãe de um militante nosso, de mais de 70 anos, dizendo que sabia onde ela morava”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele considera inaceitável “esse tipo de intimidação de militante fascista do MBL ”. “Nós não vamos recuar para militante fascista nem do MBL nem de organização nenhuma. Não me arrependo de absolutamente nada do que eu fiz”, finalizou Glauber.

Ao O POVO, o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) contou que, na ocasião, foi atacado pelo colega de Parlamento. “Quando eu desço no departamento de polícia para saber o que estava acontecendo, o Glauber parte para cima de mim. Começa a me ofender, começa a me atacar e a partir para agressão e só não me agrediu porque a Polícia Legislativa segurou ele”.

Já Costenaro relatou que “isso já aconteceu muitas vezes”. “Ele já tinha avisado dentro do plenário que, quando ele me visse, ele iria me agredir e foi isso que aconteceu”.

Kataguiri informou que levará o caso tanto ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara quanto para a Justiça. “Justamente por causa de toda essa situação, nós vamos representá-lo no Conselho de Ética, exigindo seu mandato ou sua cassação, e também com o processo judicial para ele ser obrigado a se retratar e nos indenizar, finalizou o deputado.

Entenda o caso

Em vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver o parlamentar discutindo e empurrando o Costenaro enquanto afirma, aos gritos: “Vai sair ou vai levar um pé na bunda?”. A discussão teria começado após Glauber e Gabriel trocarem ofensas.

Em um trecho, o parlamentar acusa Costenaro de violência doméstica. Em seguida, o membro do MBL provoca o deputado: “E a sua mãe?”.

“Esse sujeito ameaçou a mãe de um militante nosso e tem anotação por violência doméstica”, afirma Glauber puxando a gravata de Gabriel. Depois, o deputado empurra Costenaro.

A discussão continua do lado de fora da Câmara, onde ambos foram contidos e afastados por parlamentares e integrantes da Polícia Legislativa que estavam no local. Eles foram encaminhados à delegacia.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

agressão Câmara Glauber Braga MBL Kim Kataguiri

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar