Célio Studart participa de evento em Paris após deixar Secretaria da Proteção Animal

A viagem ocorre após o parlamentar ser exonerado da Secretaria de Defesa Animal, do Governo do Estado

O deputado federal Célio Studart (PSD-CE) participa do primeiro dia da convenção da Rede Parlamentar Global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sediada em Paris. A ida do parlamentar ao evento ocorre após ele ser exonerado da Secretaria de Defesa Animal do Governo Elmano de Freitas (PT).

Em agosto de 2023, o parlamentar foi empossado para a mais nova secretaria do Governo do Estado. Para isso, licenciou-se do mandato de deputado federal. Em novembro, contudo, ele pediu exoneração para reassumir a cadeira na Câmara dos Deputados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No dia 13 de março, Célio retornou à pasta, mas, no último dia 26, foi exonerado mais uma vez do cargo de secretário para participar do evento no exterior. Existe, também, a possibilidade de Studart se colocar como candidato à Prefeitura de Fortaleza este ano.

No primeiro dia do encontro da OCDE, Célio reforçou o protagonismo do Brasil na produção de energia limpa e renovável. O parlamentar apresentou uma série de dados que mostram o destaque do país na área, e ressaltou que o Brasil registrou, no primeiro trimestre de 2023, a maior produção de energia limpa dos últimos doze anos.

Conforme os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), mais de 90% da energia gerada e utilizada pela sociedade foi produzida por meio de fontes renováveis - hidráulica, eólica, biomassa e solar, o que não acontecia desde 2011.

“O Brasil estabeleceu um recorde da energia gerada em 2023 proveniente de fontes renováveis”, ressaltou o deputado em sua intervenção. “Somos referência internacional em produção de energia limpa e renovável e podemos liderar a transição energética em nível global”, afirmou Célio.

Entre janeiro e setembro do ano passado houve o maior desenvolvimento da capacidade de geração solar centralizada da história do país. Este aumento ainda não leva em consideração a micro e minigeração distribuída, que são as placas solares instaladas nas residências, comércios, fábricas ou pequenas plantas conectadas diretamente na rede das concessionárias de distribuição.

O encontro ocorre nesta quarta e quinta-feira na sede da organização internacional em Paris. Studart é o único dos 513 deputados federais brasileiros presente na ocasião. O senador Efraim Filho também participa do evento, que discute assuntos relacionados à inteligência artificial, fortalecimento da democracia e os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (2022).

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar