Três gestores comandam Secretaria da Proteção Animal, após exoneração de Célio

Lista contém nomes de confiança de Célio, que deixou o cargo pela segunda vez para exercer funções parlamentares

Após nova exoneração de Célio Studart (PSD) para exercer funções parlamentares, três representantes executivos estão à frente da Secretaria de Proteção Animal do Ceará. O comando, no entanto, é provisório, até que se estabeleça um nome definitivo para a pasta.

Os secretários executivos são: o advogado David Rattacaso, o ex-assessor técnico da Regional 7, na gestão José Sarto (PDT), Estevão Romcy, e a ex-vereadora de Iguatu, Eliane Braz (PSD).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Romcy foi a primeira pessoa a integrar a Secretaria no momento de sua concepção, Eliane era suplente de Studart na Câmara dos Deputados e chegou a exercer o mandato quando ele foi destinado ao cargo no Executivo estadual, em 2023.

Os três exercem o cargo em conjunto enquanto o processo legal a ser cumprido pós-exoneração segue em andamento. A pasta afirma que ainda não há um prazo para a definição de um novo titular, mas que o processo está tramitando e deverá ser concluído em breve.

Com a definição, o nome do novo titular deverá ser incluso no Diário Oficial do Estado. Desde o dia 27 de março, o espaço destinado ao secretário da Proteção Animal aparece em branco.

Célio deixa a Secretaria pela segunda vez; pré-candidatura é cotada

O deputado federal deixou a pasta da Proteção Animal por solicitação própria, duas semanas após ter reassumir o posto. Em nota enviada ao O POVO, ele informou que volta para o mandato na Câmara por obrigação, mas que aproveitará “para cumprir o prazo legal de desincompatibilização eleitoral”.

Célio participará do Encontro da Rede Parlamentar Global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, juntamente com outros dois deputados, convidados pelo Itamaraty e OCDE.

Há ainda a possibilidade de o deputado sair como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, conforme levantado por ele mesmo e pelo presidente do PSD a nível estadual, Domingos Filho. A definição deve ocorrer após a escolha do nome e da chapa petista, partido aliado do PSD no Estado.

"O PSD ainda não definiu, em Fortaleza, se deve lançar candidatura própria ou não. Existe a possibilidade do PSD lançar um candidato a prefeito de Fortaleza ou a vice e o Célio é um dos nomes cotados", diz o texto.

Célio assumiu a pasta em agosto de 2023 em uma estratégia que firmou a aliança PSD com a base do governo. Em novembro, ele deixou o cargo pela primeira vez para apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) da União para 2024 e propostas para a bancada cearense. Seu retorno ocorreu neste mês de março. Saiu novamente depois de duas semanas.

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

celio studart protecao animal governo do estado

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar