Alcides e De Assis batem boca em sessão: "Honesto para você é o homem do dinheiro na cueca"

Confusão ocorreu nesta quarta e iniciou com a discussão sobre um projeto que restabelece a cidadania cearense ao ex-presidente João Goulart

Uma discussão sobre democracia acarretou em bate-boca e troca de gritos entre os deputados estaduais De Assis Diniz (PT) e Alcides Fernandes (PL). Após o petista ter dito que o ano de 2024 - marcado pelos 60 anos do golpe militar - será uma data para “desmascarar os falsos profetas”, Alcides pediu a palavra e afirmou que não se importava com as críticas já que o conceito de democracia do opositor era “o homem do dinheiro na cueca”.

A confusão ocorreu nesta quarta-feira, 27, e iniciou-se com a discussão sobre um projeto, proposto por De Assis, que restabelece a cidadania cearense ao ex-presidente João Goulart, deposto com a culminação da ditadura.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em sua fala, o deputado chegou a ler o discurso proferido por Jango, no Comício da Central, seu último ato público antes do golpe. A seguir, continuou falando sobre casos de crimes contra a democracia e sobre o que, na sua concepção, seriam os verdadeiros patriotas. Foi quando citou os ditos “falsos profetas”.

“Nós é que somos patriotas que defendemos a democracia. Imagino que esse ano serão desmascarados os falsos profetas, que falam em Deus, mas um deus que cheira a enxofre, a veneno, a maldade. Deus jamais cheira a ódio. Por isso, ao refletir as consequências do que foi um golpe de estado sangrento, que fique nosso sentimento de paz e de liberdade”, disse o líder petista.

Alcides responde citando o caso do “dinheiro na cueca”

O comentário foi tomado como pessoal por Alcides, alegando que todos sabiam ser ele o “pastor” citado. Pediu, assim, a palavra para defender seu nome e o seu conceito de democracia, que seria diferente do opositor.

“O líder do PT falou várias vezes em pastor, todos sabemos que o pastor sou eu. Não queira me atingir com palavras de baixo calão. Eu não desejo discutir com vossa excelência porque a pessoa honesta para você é o homem do dinheiro na cueca”, disse. Confira a seguir:

Alcides se referia ao hoje deputado federal José Guimarães (PT), líder do PT na Câmara Federal, cujo assessor José Adalberto Vieira foi flagrado com 100 mil dólares escondidos nas roupas íntimas em 2005. A Justiça já considerou que Guimarães não teve relação com o caso, que foi arquivado

Antes mesmo da fala ser finalizada, De Assis interrompeu o opositor, aos gritos, pedindo “respeito na Casa”. Alcides respondeu que estava com a palavra e, assim, seguiu-se uma troca de gritos inaudíveis na sessão, que acabou interrompida por 15 minutos pelo presidente da Alece, Evandro Leitão (PT).

Após, a sessão retomou normalmente, com direito a um comentário de Alcides sobre o poder de “conciliação” de Evandro. “Queria na presidência por mais 8 anos”, afirmou.

Os dois parlamentares costumam debater em Plenário. Na última ocasião, em fevereiro deste ano, a discussão girou em torno da investigação da Polícia Federal envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

deputados alece alcides de assis diniz

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar