Eleição em Caucaia: Valim deve anunciar chapa até próxima semana; veja nomes no páreo

Secretário de Articulação Política de Elmano, Waldemir catanho, pode ser a resposta para impasses governistas em Caucaia e Fortaleza também

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), pretende anunciar até semana que vem a chapa que concorrerá à sucessão no Município. Em reunião que começou no fim da tarde e entrou pela noite de terça-feira, 20, o prefeito se reuniu com praticamente todos os vereadores do Município e sinalizou que o anúncio será feito na próxima quarta-feira, 28. A intenção é informar quem será candidato a prefeito e também a vice.

Estavam presentes 22 dos 23 vereadores de Caucaia, quatro secretários municipais e a presença que mais chamou atenção: o secretário estadual da Articulação Política, Waldemir Catanho (PT). Ele passou a integrar a lista de pré-candidatos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Veja os cotados é cotado para a chapa situação em Caucaia:

  • Lia Gomes (PDT), deputada estadual
  • Luizianne Lins (PT), deputada federal
  • Salmito Filho (PDT), secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado e deputado estadual licenciado
  • Waldemir Catanho (PT), secretário da Articulação Política do Estado
  • Dr. Tanilo (PDT), presidente da Câmara Municipal de Caucaia
  • Vanderlan Alves (União Brasil), vereador e candidato a deputado federal mais votado em Caucaia na última eleição
  • Silvio Nascimento, secretário de Patrimônio e Transporte de Caucaia, ex-vereador e que, como suplente, chegou a assumir mandato de deputado estadual

Segundo aliados a Valim, entre esses nomes deverão sair os candidatos ou candidatas a prefeito e a vice-prefeito. Os três últimos são personagens da política de Caucaia. São alternativas para prefeito ou para vice. A tendência é que da Cãmara saia o indicado para vice;

Entre aliados, o nome da ex-governadora Izolda Cela (PSB) ainda é mencionado, mas a hipótese é tida como improvável.

Catanho é personagem estratégico no governo Elmano de Freitas (PT) e tem sido, desde o início da trajetória, o principal auxiliar político de Luizianne Lins. A deputada é pré-candidata a prefeita de Fortaleza e citada como opção também em Caucaia.

A hipótese de lançar Catanho surgiu não na gestão Valim, mas no Governo do Estado. Seria um meio de resolver o impasse no PT, que tem hoje cinco pré-candidaturas a prefeito, mas duas como as mais cotadas: Luizianne e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. Este último tem recebido sinalizações de preferência do Palácio da Abolição.

As outras opções são a deputada estadual Larissa Gaspar, o deputado estadual em exercício e vereador licenciado Guilherme Sampaio e o ex-deputado Artur Bruno, assessor especial do Governo do Estado.

Valim não disputará reeleição

 O prefeito Vitor Valim teria possibilidade de se candidatar a um novo mandato, mas decidiu não concorrer à reeleição.

"Eu vou estar junto do nosso líder Camilo Santana, com nosso governador Elmano de Freitas, para que nós, juntos, possamos construir um nome de um homem ou de uma mulher para ser o próximo prefeito de Caucaia", disse ao fazer o anúncio em live, em janeiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2024 eleições Caucaia prefeito Vitor Valim

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar