Milei usa velho slogan de Lula em véspera de eleições na Argentina: Esperança vence o medo
Candidato da extrema direita tem o mesmo marqueteiro da campanha de Tarcísio de Freitas ao governo de São Paulo em 2022
Perto do segundo turno das eleições à presidência na Argentina, realizada no próximo domingo, 18, o candidato de extrema direita Javier Milei (La Liberdad Avanza) usou o mesmo slogan que marcou a primeira eleição de presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Brasil: “A Esperança vence o medo”.
A frase foi usada nas campanhas de Lula na vitória de seu primeiro mandato em 2002, assim como no ano passado, após vencer o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “A esperança venceu o medo, o amor derrotou o ódio. Viva o Brasil. E viva ao povo brasileiro”, afirmou Lula em publicação após posse, em 1º de janeiro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Apesar de Lula apoiar a candidatura do ministro da Economia, Sérgio Massa (Unión por la Patria), o governo federal já avalia uma reação em caso de vitória de Milei, segundo a CNN. Lula deve optar por dar os parabéns nas redes sociais e divulgar uma nota do Itamary, no lugar do tradicional telefonema. Milei já disse que não deseja conversar com o chefe do Executivo brasileiro.
No vídeo da publicação do Instagram, Milei afirma que a candidatura de Massa espalhou informações falsas sobre sua campanha com a intenção de “assustar para cuidar de seus privilégios, porque o medo paralisa” — em tradução livre.
Ele ainda afirma que não irá privatizar a saúde, a educação, e não disponibilizará o acesso irrestrito às armas. No início da campanha, o candidato tinha afirmado ser a favor da liberação de armamento para a população, assim como a venda de órgãos.
"Há 7.500 pessoas sofrendo, esperando por transplantes. Tem alguma coisa que não está funcionando bem. O que proponho é procurar mecanismos de mercado para resolver este problema", afirmou o candidato ao canal de televisão TN.
Entre as críticas de Massa, está a posição de Milei sobre a economia da Argentina. “Não ter moeda, não ter uma política de crédito, não ter autoridade monetária, é condenar a indústria argentina ao fracasso”, afirmou.
O vídeo foi produzido pelo marqueteiro Pablo Nobel, que atuou na campanha do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2022.
A campanha eleitoral para a Presidência da Argentina se encerra nesta quinta-feira, 16. Milei está na frente nas pesquisas, mas a votação de indecisos, que devem representar entre 5% a 10% da população votante, pode alterar este cenário.