PT no Crato lança pré-candidatura de Pedro Lobo, mas Executiva estadual derruba

Deputado José Guimarães afirmou que Pedro Lobo não está vetado. A medida, ponderou o deputado, foi uma correção de rumos quanto ao método que ele entende ter sido precipitado, sem escutar lideranças da legenda

O diretório do PT do Crato lançou no último sábado, 11, a pré-candidatura do vereador Pedro Lobo (PT) à Prefeitura do Crato, na sucessão de Zé Ailton Brasil (PT). O parlamentar recebeu dois terços dos votos da instância municipal, mas a decisão foi derrubada pela Executiva estadual petista sob o argumento de que foi precipitada e teria ignorado o conjunto de forças partidárias que orbitam a atual gestão. São partidos com os quais o PT quer estar junto em 2024.

"Fortaleza, por consenso, nós adiamos o encontro para março e a definição até o começo de abril. O diretório do Crato, precipitadamente, fez uma opção sem diálogo com as outras pré-candidaturas e indicou um nome. Nós anulamos a decisão e transferimos o debate que será feito pelas instâncias partidárias e a definição para março", disse ao O POVO o líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, deputado federal José Guimarães (PT).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quer receber por Whatsapp as últimos notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política cearense

"Não foi um veto à candidatura do Pedro Lobo. Foi um veto ao método utilizado no Crato que comprometia a unidade do PT. Nós não podemos definir uma candidatura no Crato sem ouvir prefeito (Zé Ailton), sem ouvir o governador (Elmano), sem ouvir o Camilo e sem ouvir o deputado José Guimarães, que ele foi o federal mais votado pela terceira vez no Crato", enfatizou o petista.

Conforme Guimarães, ao lado de Fortaleza, o Cariri é prioridade nos planos da legenda em 2024. Dos 29 municípios da região, ele diz ser provável que o PT tenha candidato em 20.

Já é certo que o partido terá postulantes no Crato, em Juazeiro do Norte e em Barbalha, municípios mais populosos do Cariri, que formam o chamado Crajubar. "Foi neste sentido que o diretório estadual avaliou que o melhor caminho é o diálogo para construir a unidade do PT e fazer o sucessor do prefeito Zé Ailton", sublinhou.

Fortaleza

Sobre a declaração do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), conforme a qual filiar Evandro Leitão ao PT e lançá-lo candidato seria desrespeitar as tradições petistas, Guimarães respondeu: "Eu prefiro num momento como esse não comentar a declaração do Ciro. O PT tem seus métodos. Não falo nem de bem, nem de mal de nenhum partido."

"O Camilo Santana quer instalar uma ditadura no Ceará. Ele é do PT, está tentando destruir as tradições internas do PT. Problema deles, mas é do que se trata. (...) Veja a confusão deles lá, querendo tirar o Evandro Leitão do PDT para ser o candidato a prefeito do PT no dia seguinte. E tem alguma tradição do PT que aceita isso?", disse Ciro Gomes na última sexta-feira, 10, em críticas ao ex-governador Camilo Santana. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar