Em delação, Mauro Cid diz que Bolsonaro consultou Forças Armadas sobre golpe militar

Também teriam participado da reunião ministros da ala militar, que faziam parte do governo Bolsonaro à época

Em delação à Polícia Federal, o tenente-coronel Mauro Cid teria dito que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) consultou militares da cúpula das Forças Armadas sobre a possibilidade de adesão a uma minuta que visava pôr em prática um golpe militar no Brasil.

Na delação, Mauro Cid apontou ainda que o almirante Almir Garnier Santos, então comandante da Marinha, teria se demonstrado aberto à possibilidade de aderir ao movimento de caráter golpista. Já o comando do Exército teria rechaçado a mesma possibilidade. A informação é da colunista Bela Megale, do O Globo. O tenente-coronel foi ajudante de ordens do ex-presidente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o depoimento, Mauro Cid relatou ter participado de uma reunião com esse teor. Também teriam participado ministros da ala militar, que faziam parte do governo Bolsonaro à época. A partir da declaração de Cid, a PF deve apurar a veracidade das informações e buscar provas.

Cid tem prestado depoimentos à PF na esteira de diversos inquéritos que envolvem Bolsonaro e o entorno do ex-presidente. As investigações ocorrem, via de regra, em caráter sigiloso.

A delação premiada para a Polícia Federal começou a ser organizada no último dia 7 de setembro, tendo sido homologada, no dia 9, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. O militar estava preso desde maio, após uma operação da PF, mas deixou a prisão após o acordo de colaboração.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Mauro Cid Jair Bolsonaro golpe militar Forças Armadas minuta de golpe plano golpista Brasil eleições de 2022 Governo Bolsonaro ala militar minsitros de Bolsonaro Delação Mauro Cid delação premiarada Policia Federal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar