"Pessoa que conheci mais próxima da Santidade", diz Tasso sobre dom Cláudio Hummes

Cardeal morreu na manhã desta segunda-feira, 4, em São Paulo. Ele tratava de um câncer

O senador Tasso Jereissati (PSDB) lamentou a morte do cardeal dom Cláudio Hummes. O ex-arcebispo de Fortaleza morreu na manhã desta segunda-feira, 4, em São Paulo, aos 87 anos. O cardeal tratava de um câncer. "D. Claudio Humes, assim como D. Aloisio Lorscheider, foi a pessoa que conheci mais próxima do que se possa entender por Santidade".

“É o próprio papa Francisco, seu amigo fraterno, que lembra ter escolhido esse nome inspirado na mensagem de D. Claudio, logo após sua eleição para o papado. "Não esqueça dos pobres", disse D. Claudio, em meio a um abraço emocionado”, declarou Tasso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o tucano, ele reconhecia no rosto dos mais humildes, seja o morador de rua, seja o favelado, seja o desempregado ou mesmo o trabalhador com salários ultrajantes, mulheres e crianças marcadas pela fome e desespero, a mesma face do Cristo Salvador. “Essa foi sempre a opção de D. Claudio, seja como Arcebispo de Fortaleza e depois São Paulo e que, nos últimos anos de sua vida, dedicou-se também a causa do meio ambiente e dos povos indígenas”, disse.

Dom Cláudio Hummes foi nomeado arcebispo de Fortaleza em 1996, substituindo dom Aloísio Lorscheider. Em 1998, deixou o Ceará para tornar-se arcebispo de São Paulo. Em 2001, se tornou cardeal. Ele permaneceu como arcebispo de São Paulo até 2006, quando foi convocado para Roma para ser prefeito da Congregação para o Clero. Cláudio Hummes ocupou o cargo até ser substituído por limite de idade, no final de 2010. “Uma missão que ele agora nos transmite, como o dever cotidiano de fazer o bem, pelo seu santo exemplo de coragem e amor ao próximo”, finalizou Tasso.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

morte dom claudio hummes tasso jereissati repercussão morte dom cláudio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar