Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Izolda lamenta morte de dom Cláudio Hummes: "Se notabilizou pela justiça social"

Em publicação, a pedetista comentou que o cardeal, "em toda sua vida dedicada ao sacerdócio, se notabilizou pela justiça social e dedicação à população mais carente"

A governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), comentou com pesar a morte do ex-arcebispo de Fortaleza, Dom Cláudio Hummes, em suas redes sociais. Em publicação, a pedetista afirmou que o cardeal, "em toda sua vida dedicada ao sacerdócio, se notabilizou pela justiça social e dedicação à população mais carente". "Que Deus o receba e conforte o coração de sua família e admiradores", desejou a chefe do Executivo estadual. 

O corpo será velado nesta segunda-feira, 4, na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão realizadas missas dedicadas a Hummes. Os horários das celebrações ainda serão divulgados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O clérigo chegou a ser cotado nos concílios que escolheram Bento XVI, em 2005, e Francisco, em 2013. Segundo Francisco, dom Cláudio Hummes foi a inspiração para a escolha de seu nome. Após ser eleito, Francisco contou que, durante o processo da escolha do papa, o arcebispo brasileiro o abraçou e o aconselhou: “Não se esqueça dos pobres”. Ao ouvir a recomendação, o pontífice declarou ter se lembrado de São Francisco de Assis, que defendia os pobres e a paz.

Dom Cláudio Hummes foi nomeado arcebispo de Fortaleza em 1996, substituindo dom Aloísio Lorscheider. Em 1998, deixou o Ceará para tornar-se arcebispo de São Paulo. Em 2001, se tornou cardeal. Ele permaneceu como arcebispo de São Paulo até 2006, quando foi convocado para Roma para ser prefeito da Congregação para o Clero. Cláudio Hummes ocupou o cargo até ser substituído por limite de idade, no final de 2010.

“Convido todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou. Deus acolha em suas moradas eternas nosso irmão falecido, cardeal Cláudio Hummes, e faça brilhar para ele a luz eterna”, escreveu o atual arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar