Univaja rebate PF sobre ausência de mandantes nos assassinatos de Dom e Bruno

Em nota, a Univaja defendeu que a posição da PF "desconsidera as informações qualificadas, oferecidas pela Univaja em inúmeros ofícios, desde o segundo semestre de 2021"

A União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja) divulgou uma nota, nesta sexta-feira (17), para rebater a teoria da Polícia Federal (PF) de que as mortes do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips não tiveram um mandante. A corporação considera que os cinco suspeito atuais agindo sozinhos.

No documento, a Univaja defendeu que a posição da PF “desconsidera as informações qualificadas, oferecidas pela Univaja em inúmeros ofícios, desde o segundo semestre de 2021”. A organização diz que documentos indicam a existência de um grupo criminoso organizado atuando em invasões “constantes” à Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Os integrantes seriam caçadores e pescadores profissionais, supostamente envolvidos nos assassinato de Bruno e Philips.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Descrevemos nomes dos invasores, membros da organização criminosa, seus métodos de atuação, como entram e como saem da terra indígena, os ilícitos que levam, os tipos de embarcações que utilizam em suas atividades ilegais”, afirmou a organização. A instituição disse ainda que, em função destas informações, Bruno e outros membros da união foram escolhido como alvo do grupo. 

A Univaja considerou que a nota emitida pela PF corrobora com o fato de que “as autoridades competentes, responsáveis pela proteção territorial e de nossas vidas, têm ignorado nossas denúncias, minimizando os danos, mesmo após os assassinatos de nossos parceiros, Pereira e Phillips”.

Até o momento, duas pessoas foram presas, entre elas estão Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como "Pelado", e o irmão, Oseney da Costa Oliveira, conhecido como "Dos Santos". Na última terça, 14, "Pelado" confessou ter assassinado a tiros Dom e Bruno.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PF Polícia Federal Univaja Bruno Pereira Dom Phillips investigação mandante

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar