Crítica Radical lança movimento para colocar nome de Rosa da Fonsêca em praça da Gentilândia

Grupo conta com o apoio de diversas organizações sociais, além da ajuda de parlamentares como os vereadores Adriana Gerônimo, Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar

O grupo Crítica Radical vai lançar um movimento que busca mudar o nome da atual Praça da Gentilândia para Praça Rosa da Fonsêca. A professora, militante e ex-vereadora que morreu na última quarta-feira, 1º, após lutar contra um câncer no ovário. O movimento será lançado durante o ato ecumênico nesta terça-feira, 7, em referência ao sétimo dia da morte de Rosa.

A ação irá contar com apoio de diversas entidades, entre elas Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce), Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), além de movimentos sociais, familiares e amigos de Rosa

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que nomeia logradouro público foi apresentado na última sexta-feira, 3, pela vereadora Adriana Gerônimo, do mandado coletivo Nossa Cara (Psol) e subscrito pelos vereadores Guilherme Sampaio (PT), Larissa Gaspar (PT) e por Gabriel Aguiar (Psol).

“Não é uma iniciativa da família, a família apoia, o grupo também apoia, acha que é uma homenagem importante, justa e diretamente relacionada com a história política e do movimento dela com a cidade, com os espaços públicos e em defesa das minorias sociais. Mas não é iniciativa da família, é uma iniciativa dos mandatos a partir de várias conversas que houve nesses últimos dias, durante o velório com vários movimentos sociais, com vários ativistas”, diz o sobrinho de Rosa, o jornalista Daniel Fonseca.

Ele afirma ainda que a solenidade irá abraçar pessoas de diferentes segmentos da sociedade. “Pessoas de diferentes denominações religiosas. Não vai ser uma missa de sétimo dia convencional. Vai ser um ato ecumênico com budistas, com espíritas, com evangélicos, umbandistas”

O integrante do grupo Crítica Radical Jorge Paiva diz que a iniciativa partiu de conversas com outros indivíduos. “Como a sede, como a luta da Rosa, como a identidade com a praça, houve então a sugestão da gente dar um nome a praça com esse significado. Não estamos querendo desmerecer o nome antigo. A gente acha que a praça com o nome da Rosa ganha uma estatura, uma beleza, uma história, um compromisso, uma ética, uma identidade”, afirma.

Ele fala também que estão encontrando um espírito de solidariedade em relação a esse momento da perda da Rosa. “E a gente queria que a cidade que ela lutou muito, que ela teve presente em greve, ela teve em ocupação de terra, ela teve momentos artísticos, ela teve na defesa da questão da ecologia. Ela chegou junto com as mulheres, no ponto de vista não só da violência, ela chegou junto na reorganização do movimento sindical, enfim, a Rosa é uma coisa ímpar”.

Por fim, ele diz acredita que a praça com o nome da Rosa da Fonseca vai ser um espaço a altura. “Então a gente acha importante o nome da praça ter o nome da Rosa porque isso vai simbolizar, vai materializar um espaço a altura das qualidades que ela representa para a cidade de Fortaleza.”

Entenda o PDL

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) já tramita na Câmara Municipal de Fortaleza. De autoria da vereadora Adriana Gerônimo, do mandato coletivo Nossa Cara, o documento afirma que “a Praça da Gentilândia, portanto, se torna palco das intervenções sociais de Fortaleza que clamam por liberdade, cultura e transformação política. A praça sedia costumeiramente manifestações políticas, audiências públicas, blocos de carnaval, feiras agroecológicas, dentre outros eventos políticos e culturais”.

“Considerando esse histórico da Praça da Gentilândia, foi apenas orgânica a associação de seu simbolismo à figura eterna de Rosa da Fonseca (1949 -2022) e tudo que ela representou em vida. Considerada por ex-Governadores do Estado do Ceará como “A mulher mais polêmica do Ceará”, Rosa era a pura representação dos ideais evocados pelo bairro do Benfica e da Praça da Gentilândia nos tempos atuais, a homenagem viria como forma de, para além de valorizarmos antigos senhores donos de terras, reconhecermos as figuras históricas forjadas nesse ambiente, que dedicaram suas vidas à reivindicação e consolidação de um espaço que celebre a liberdade e a voz popular”, diz trecho do documento.

Serviço

"Rosa da Fonsêca - 7º dia de Encantamento"

Dia: 07/06/22 (terça-feira)

Na praça da Gentilândia (João Gentil)

17h: acolhida Agroecológica, com plantio de árvore em memória da Rosa

18h: Celebração Ecumênica à Vida e às Lutas de Rosa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Rosa da Fonseca praça gentilandia critica radical

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar