Com participação do O POVO, Projeto Comprova inicia nova edição

A partir deste ano, 42 veículos de comunicação farão parte do programa de combate às fake news

O O POVO está novamente entre os integrantes do Projeto Comprova, programa liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que investiga conteúdos duvidosos ligados às eleições presidenciais. A partir desta terça-feira, 24, o programa será formado por 42 veículos de comunicação. O O POVO está entre os participantes desde a primeira edição do Comprova, ocorrida nas eleições de 2018.

“Novamente entramos em um destes períodos no qual a propagação de informações falsas é usada como estratégia política. Fazer parte do Comprova é reforçar nosso papel de combater a desinformação, promovendo um jornalismo confiável e de qualidade”, destaca a jornalista Ana Naddaf, diretora de Jornalismo do O POVO. Ela acrescenta que essa é uma oportunidade de trocar aprendizados sobre ferramentas e métodos de checagem com outros profissionais, estimulando a manutenção da democracia.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

LEIA MAIS: Com participação do O POVO, Projeto Comprova é contemplado com Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa

Nesta edição, quatro novos integrantes atuarão no Comprova: CNN Brasil, Rádio Nova Brasil FM, SBT News e Veja. Segundo Natália Mazotte, presidente da Abraji, essa é a maior aliança brasileira referente a checagem e verificação. Além disso, ela afirma que a inclusão de novos veículos é uma forma de expandir a relevância e diversidade do projeto.

Para o funcionamento do programa, os repórteres das 42 organizações checam a veracidade de conteúdos – textos, imagens e áudios – relativos às eleições presidenciais compartilhados em redes sociais. Desde o início do projeto, foram publicadas cerca de 800 reportagens no site do Comprova, as quais esclarecem possíveis desinformações.

Além do espalhamento de informações verdadeiras, o projeto objetiva engajar o combate à desinformação entre jornalistas. Pensando nisso, o Comprova criou, por exemplo, uma semana de treinamento online que baseia-se em apresentações e discussão de casos de checagens feitas pelo Comprova. O evento ocorrerá em julho e dará início a um programa de capacitação de jornalistas para a verificação de fatos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar