Eduardo Leite comenta reunião com Doria e descarta concorrer se não houver acordo

Ex-governador do Rio Grande do Sul visita o Ceará e afirma reconhecer as prévias vencidas por Doria, mas pondera sobre desempenho que o paulista vem tendo

O ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), comentou o encontro que teve com o ex-governador de São Paulo, João Doria, nessa terça-feira, 19. Os dois disputaram as prévias do PSDB para a Presidência da República, vencidas por Doria. Leite afirmou que não promoverá disputa interna e a única hipótese de concorrer a presidente é em acordo com Doria. Ele disse reconhecer o resultado das prévias, mas afirma ser necessário avaliar o desempenho que Doria tem tido.

"Eu tenho absoluta certeza que nós vamos ter entendimento. Então aqueles que estão apostando na divisão vão perder, porque nós vamos promover conciliação, composição, construção", disse durante participação no Jogo Político especial, do O POVO, nesta quarta-feira, 20.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A relação dos dois se acirrou após a disputa que definiu o nome do partido ao Palácio do Planalto, e da qual Doria saiu vitorioso. Para o ex-governador RS, é natural que surjam divergências em um momento de enfrentamento. 

Leite contou que o encontro que aconteceu nessa terça decorreu em um "clima amistoso, respeitoso". "Falei pro Doria: não há hipótese de eu estar nesse processo conflagrando, fazendo dispersar energias, promovendo enfrentamentos. Eu renunciei do meu mandato de governador para me colocar à disposição e ajudar a construir a discussão de uma agenda de futuro para o Brasil", disse, ao comentar pela primeira vez sobre a reunião.

O ex-governador do Rio Grande do Sul falou que sua missão é promover conciliação e destacou ainda o papel do PSDB no processo político. Nos bastidores, especulava-se que, após perder as prévias tucana, Leite mudaria de partido para manter seu plano de disputar o Planalto.

"Estarei ao lado daquele que melhor reunir as condições de liderar esse projeto. Se a liderança do governador João Doria se afirma e se confirma, a partir do que tivemos nas previas, tamo junto. Se for outra liderança, inclusive de fora do PSDB, a gente tem que estar junto também pra discutir", disse.

Na sequência, Leite falou ainda que nunca questionou o resultado das prévias: "(Doria) foi vencedor das previas, eu nunca coloquei isso em questionamento. Foi um instrumento importante, ousado". Para ele, no entanto, Doria precisa provar que tem musculatura política. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

joao doria eduardo leite encontro disputa presidência da república eleições 2022 psdb jogo político entrevista o povo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar