Barros apresenta notícia-crime contra Renan Calheiros por denúncia caluniosa e abuso de autoridade

O líder da Câmara dos deputados entra na justiça contra o relator da CPI da Covid após ser indiciado em relatório. Segundo Barros, Renan Calheiros estaria "satisfazendo seu interesse de autopromoção"

O deputado federal e líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-RR) apresentou nesta terça, 26, uma notícia-crime contra o senador Renan Calheiros, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, por abuso de autoridade e denúncia caluniosa. No documento, Barros afirma ter sido indiciado sem evidências suficientes no relatório final da comissão.

A denúncia do deputado foi enviada ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Nela, o parlamentar diz estar sendo acusado de incitação ao crime, advocacia administrativa, formação de organização criminosa e improbidade administrativa, para que Renan Calheiros possa “satisfazer seu interesse de autopromoção” e “atacar e desgastar o governo”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

O deputado foi apontado pelo deputado Luís Miranda (DEM-PR) como um dos responsáveis pela negociação da vacina indiana Covaxin, em investigação da CPI. Houve um contrato de compra de R$ 1,6 bilhão em doses assinado em fevereiro, mas nada foi entregue, fazendo com que a negociação fosse suspensa pelo Executivo.

“Nenhum dos depoimentos colhidos pela CPI da Pandemia confirmou a versão defendida pelo senador Renan Calheiros em seu relatório”, afirma Barros em denúncia. Segundo o líder da Câmara, “todas as pessoas” teriam negado seu envolvimento em crimes investigados na CPI.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ricardo barros renan calheiros cpi da covid notícia-crime

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar