Fortaleza terá protesto nesta terça-feira, 14, contra Reforma Administrativa

Na Capital, a manifestação acontece a partir das 8 horas, na Praça da Imprensa

Servidores públicos das três esferas (municipal, estadual e federal) aderem ao Dia Nacional de Mobilização Contra a PEC 32 nesta terça-feira, 14. Em Fortaleza, a manifestação acontece a partir das 8 horas, na Praça da Imprensa.

O ato também protesta contra o governo Bolsonaro e está sendo articulado, conjuntamente, por centrais sindicais e entidades de defesa do serviço público que lutam contra a aprovação da Reforma Administrativa no Congresso Nacional.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O projeto, que muda regras para os funcionários públicos, deve ser apreciado em comissão especial já na próxima semana, conforme sinalizou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Na última quinta-feira, 9, Lira afirmou que dará continuidade à votação das reformas. O texto que será analisado é um substitutivo que mantém sete emendas e altera parcialmente outras 20, das 45 apresentadas à proposta.

Desde o ano passado, a ADUFC (Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará) tem realizado uma campanha permanente contra a Reforma Administrativa, participando de atividades de enfrentamento à proposta e realizando campanhas de comunicação em parceria com outras entidades, como o Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público – Ceará.

No último dia 18 de agosto, o sindicato participou das atividades da Greve Geral do Serviço Público, que promoveu paralisação de 24 horas, atos na Capital e no Interior, e audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado. Na ocasião, foram debatidos os impactos da Reforma Administrativa para a população brasileira.

O presidente da ADUFC-Sindicato, professor Bruno Rocha, cita as ameaças da PEC 32 à autonomia universitária e destaca que a proposta favorece o apadrinhamento político no serviço público. "Os cargos de chefia nas universidades e de direção nas escolas poderão ser por indicação política, e não designados a profissionais de carreira e concursados", aponta. "Imagina a administração superior ser composta por pessoas que não são da universidade, nomeadas pelo Executivo ao seu bel-prazer?", questiona.

O conjunto das dez centrais sindicais brasileiras, o Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e demais entidades representativas do funcionalismo público municipal, estadual e federal farão uma caravana a Brasília para realizar um ato contra a PEC 32 na capital federal e pressionar os parlamentares para se posicionarem contrários à proposta.

Durante esta semana, também estão previstas outras atividades, como mobilização nos aeroportos e nos gabinetes de parlamentares, além de atos nos estados para debater sobre a Reforma.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pec 32 reforma administrativa protesto fortaleza câmara dos deputados votação reforma

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar