Manifestantes fazem carreata e alguns já se concentram na Praça Portugal

A movimentação começou por volta das 8h30min. Carros e motocicletas os dois sentidos da avenida Alberto Craveiro

Atualizada às 10h59min

Carreata em apoio ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) saiu da Arena Castelão e outro grupo de manifestantes já ocupa a Praça Portugal, em Fortaleza, na manhã desta terça-feira, 7 de setembro. O ato segue pacífico.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Acompanhe | Manifestação de 7 de setembro pró-Bolsonaro ao vivo

Os atos em Fortaleza e em diversas cidades brasileiras fazem parte de mobilização liderada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Faixas com dizeres como "Mito 2022", "Supremo é o povo", "STF é uma facção criminosa" e "Liberdade não se ganha, se toma" são levadas no ato. 

O ato partiu às 9 horas dos arredores da Arena Castelão. Os veículos seguiram pelas avenidas Alberto Craveiro, Raul Barbosa, Desembargador Moreira e Abolição.

A maioria das pessoas foi às ruas vestidas de verde e amarelo e usa máscaras, mas outras não utilizam o equipamento de proteção contra a Covid-19. Buzinas e paredões de som marcam a passagem dos automóveis.

Muitas bandeiras nacionais são hasteadas nas janelas dos veículos e carregadas pelos manifestantes.

Conforme a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o trânsito na Capital não sofrerá alterações nesta terça-feira. A Autarquia afirma que vai monitorar os protestos por meio da central de monitoramento e de agentes distribuídos em viaturas nas principais vias. Bloqueios nas ruas da Capital só serão realizados caso haja necessidade, a fim de garantir maior segurança a todos durante o feriado do dia 7 de setembro.

Já o Comando da Policia Militar informa que reforçou do policiamento especializado nas ruas durante este feriado para atender qualquer ocorrência, contudo não repassa o quantitativo de agentes nas ruas para não prejudicar a estratégia de vigilância.

Nas redes sociais, os grupos Movimento Endireita Fortaleza, Mulheres Conservadoras Ceará e Conexão Patriota têm divulgado a programação de manifestações neste feriado de 7 de setembro.

Crise no País e atos do 7 de setembro

Os atos em Fortaleza e em diversas cidades brasileiras fazem parte de mobilização liderada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra o Supremo Tribunal Federal (STF). O mandatário quer que a data sirva de "ultimato", nas palavras dele próprio. Ele tem dirigido constantes ataques à mais alta Corte judiciária do Brasil sob pretexto de que não combate instituições, somente aponta erros de ministros específicos.

O contexto de uma acentuada crise econômica e de queda na popularidade e nas avaliações sobre a administração de Bolsonaro também movem as manifestações em apoio ao presidente da República.

Também há protestos marcados contra Bolsonaro neste 7 de setembro.

 

Esta matéria está em atualização. Mais informações em instantes

 

Com informações dos repórteres Henrique Araújo e Mônica Damasceno/Rádio O POVO CBN

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar