Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

No Ceará, Lula é recebido por deputados petistas no Aeroporto de Fortaleza

Além do governador Camilo Santana, deputados petistas da Cãmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa também estiveram presentes
18:40 | Ago. 20, 2021
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Repórter Política
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no Aeroporto de Fortaleza na tarde desta sexta-feira, 20. Na ocasião, o petista foi recebido por lideranças petistas no estado, entre elas, o governador Camilo Santana (PT), que usou as redes sociais para divulgar as boas-vindas. 

Entre os nomes do PT no Ceará, estava o presidente do PT no Ceará, Antonio Filho, o Conin, os deputados federais José Guimarães e José Airon, além dos deputados estaduais Moisés Brás e Guilmerme Sampaiom presidente municipal do partido. Já em segundo momento, estiveram na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) a deputada federal Luiziane Lins e o deputado Elmano de Freitas. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Variante Delta: 13 casos no Ceará são de transmissão comunitária 

Alerta
20:16 | Ago. 20, 2021
Autor Ana Rute Ramires
Foto do autor
Ana Rute Ramires Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No Ceará, já foram confirmados 13 casos da variante Delta por transmissão comunitária. Isso ocorre quando há confirmação de caso sem vínculo a outro caso confirmado. Ou seja, quando uma pessoa tem diagnóstico positivo sem que seja possível rastrear qual a origem da infecção. Isso indica que o vírus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para o exterior. Primeiro caso de transmissão comunitária no Estado foi confirmado há nove dias. 

 

Ao todo, Estado soma 62 casos da cepa inicialmente identificada na Índia, segundo a Secretaria da Saúde (Sesa). Sendo que 39 não passaram pelo Centro de Testagem do Aeroporto. Destes, além dos 13 casos de transmissão comunitária — sem nenhum histórico de viagem —, seis casos ainda estão em investigação. Os demais são de pessoas que relataram ter feito viagens recentes para o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul ou São Paulo.

LEIA MAIS | Variante Delta: atenção a sintomas leves

+ Delta? Alfa? Entenda os efeitos das novas variantes da Covid-19 no Ceará

Foram identificados ainda 23 casos da Delta no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. Destes, 20 foram de viajantes que chegaram ao Estado e três de funcionários do aeroporto. Todos foram orientados, ainda no Centro de Testagem, quando os testes de antígeno deram positivo, a cumprir autoquarentena de 14 dias. 

Alerta

Aumento de casos da variante Delta no Estado preocupa equipe técnica da Sesa. Há apenas dois dias, número de casos dessa mutação eram 43. Diante desse cenário, novo decreto de enfrentamento à Covid-19 no Ceará teve poucas alterações. Medidas foram anunciadas hoje pelo titular da pasta, Marcos Gadelha, e pelo governador Camilo Santana (PT). 

Municípios 

Dos 62 pacientes identificados com a variante Delta, 33 são mulheres e 29, homens. Conforme a Sesa, maioria concentra-se na faixa etária de 20 a 39 anos. Seis não moram no Ceará. Os 56 que residem no Estado residem em 22 municípios:

- Aquiraz
- Caucaia
- Choró
- Crateús
- Eusébio
- Fortaleza
- Hidrolândia
- Icó
- Ipaporanga
- Ipueiras
- Irauçuba
- Itapipoca
- Jaguaretama
- Maracanaú
- Monsenhor Tabosa
- Nova Russas
- Paraipaba
- Poranga
- Quixeramobim
- São Gonçalo do Amarante
- Sobral
- Tauá

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Flamengo não terá Bruno Henrique e Arão para enfrentar o Ceará

19:07 | Ago. 20, 2021
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O técnico Renato Gaúcho terá duas baixas importantes no time do Flamengo para enfrentar o Ceará, neste domingo, 22, no Castelão. O atacante Bruno Henrique e o volante William Arão vão cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo levado na partida contra o Sport e estão fora do duelo em Fortaleza, válido pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Além da dupla, são desfalques confirmados o zagueiro Gustavo Henrique e o volante Thiago Maia, ambos testaram positivo para a Covid-19. O lateral-direito Isla é dúvida por dores musculares na coxa. Já o lateral-esquerdo Renê e o volante Piris da Motta estão em fase de transição.

Por outro lado, o treinador ganha o retorno de Gabigol. O atacante cumpriu suspensão automática no jogo contra o Sport por cartão vermelho que levou no confronto contra o Internacional. O jogador é o artilheiro do Rubro-Negro na temporada com 24 gols em 24 partidas.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Independência: veículo conduzido por criança ou adolescente deve ser apreendido, recomenda MPCE

Independência
18:44 | Ago. 20, 2021
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou, na manhã desta sexta-feira, 20, que fossem adotadas providências para impedir que crianças e adolescentes conduzam veículos automotores no município de Independência, à 310,5 km de Fortaleza. Orientação é de que a condução perigosa de veículos desse porte por parte de crianças e adolescentes resulte na apreensão do veículo.

Entidade fez a recomendação aos órgãos de segurança, órgãos de trânsito e ao Conselho Tutelar, que devem atuar no cumprimento de medidas. Segundo documento, após a apreensão, o veículo deve ser levado à Delegacia da Polícia Civil de Independência. No equipamento, será instaurado um procedimento de apuração do ato.

Caso a condução não "gere perigo de dano por crianças ou adolescentes", o veículo também será levado a Delegacia de Polícia Civil, com "atribuições para a lavratura do TCO referente ao crime do artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)". No entanto, o veículo só será liberado a um condutor habilitado.

LEIA MAIS | Ceará tem 62 casos confirmados da variante Delta

"Em relação à proteção integral de crianças e adolescentes, uma vez flagrada a condução por menores de 18 anos de veículos automotores, deve a autoridade adotar todas as providências necessárias para garantir a proteção integral da criança e do adolescente, em especial o encaminhamento aos pais ou responsáveis, solicitando, quando oportuno, o auxílio do Conselho Tutelar", relatou o órgão.

Ainda segundo documento, a intervenção do Conselho Tutelar se torna obrigatória em caso de condução de veículos desse porte por menores de 12 anos de idade. Entre os órgãos de segurança que receberam a recomendação está a Polícia Civil e a Policia Militar. O não cumprimento da recomendação  "implicará na responsabilidade civil, administrativa e criminal".  

"Em hipótese alguma, especialmente no cumprimento do quanto recomendado na recomendação, as autoridades conduzirão ou transportarão qualquer criança ou adolescente em compartimento fechado de veículo policial (porta-malas adaptado), em condições atentatórias à sua dignidade, ou que impliquem risco à sua integridade física ou mental, sob pena de responsabilidade", destacou ainda o órgão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Variante Delta: três casos são de funcionários do Aeroporto de Fortaleza

COVID-19
18:24 | Ago. 20, 2021
Autor Ana Rute Ramires
Foto do autor
Ana Rute Ramires Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com aumento progressivo, Ceará soma 62 confirmações de casos da variante Delta. Desse total, 20 são de passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins e três são de funcionários do local. As informações são da Secretaria da Saúde (Sesa). Todos foram orientados, ainda no Centro de Testagem, quando os testes de antígeno deram positivo, a cumprir autoquarentena de 14 dias. 

Na última quarta-feira, 18, pasta também confirmou o primeiro caso da variante Alta, originalmente identificada no Reino Unido.

Os outros 39 casos são de pacientes que testaram positivo para Covid-19 em unidades da Sesa, além de amostras que foram enviadas por unidades de saúde ou municípios, e são encaminhadas para sequenciamento genômico, que possibilita identificar se é caso de variante. 

Dos 39 casos que não foram identificados no aeroporto, 13 não têm histórico de viagem, ou seja, confirmam a transmissão comunitária da variante Delta Ceará. Outros seis casos ainda estão em investigação. Os demais relataram ter feito viagens recentes para o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul ou São Paulo. 

LEIA MAIS | Variante Delta: atenção a sintomas leves

Delta? Alfa? Entenda os efeitos das novas variantes da Covid-19 no Ceará

Os 20 casos identificados no Centro de Testagem do aeroporto são de viajantes oriundos do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Recife e, fora do País, do México. 

Do total de pacientes identificados com a variante Delta no Ceará, 33 são mulheres e 29, homens. Conforme a Sesa, maioria concentra-se na faixa etária de 20 a 39 anos. Seis não moram no Ceará. Os 56 que residem no Estado são dos seguintes municípios:

- Aquiraz
- Caucaia
- Choró
- Crateús
- Eusébio
- Fortaleza
- Hidrolândia
- Icó
- Ipaporanga
- Ipueiras
- Irauçuba
- Itapipoca
- Jaguaretama
- Maracanaú
- Monsenhor Tabosa
- Nova Russas
- Paraipaba
- Poranga
- Quixeramobim
- São Gonçalo do Amarante
- Sobral
- Tauá

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

"Bem-vindo ao Ceará, querido presidente Lula", diz Camilo

Blog do Eliuomar
18:08 | Ago. 20, 2021
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador Camilo Santana recebeu na tarde desta sexta-feira, no aeroporto de Fortaleza, o ex-presidente Lula, que deverá permanecer no Ceará até a segunda-feira (23).

Apesar de Lula ser pré-candidato ao Palácio do Planalto e estar na condição de ex-presidente, ele foi tratado pelo governador do Ceará como "presidente".

Neste sábado (21), Lula e Camilo deverão visitar o Porto do Pecém, acompanhados de parlamentares do PT e de partidos aliados.

A reunião política está prevista para a manhã da segunda-feira (23).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags