Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Camilo Santana recebe ex-presidente Lula: "Bem-vindo ao Ceará"

O ex-presidente foi recepcionado pelo governador no Aeroporto de Fortaleza. A visita faz parte de agenda pelo Nordeste para definir articulações de olho nas eleições de 2022
17:41 | Ago. 20, 2021
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Repórter Política
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador Camilo Santana (PT) usou as redes sociais, nesta sexta-feira, 20, para divulgar sua recepção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula na Silva durante seu desembarque no Aeroporto de Fortaleza. Quase cinco anos depois de sua última passagem pelo Ceará, o petista volta ao estado nesta sexta-feira, 20. A visita faz parte de agenda pelo Nordeste para definir articulações de olho nas eleições de 2022.

Essa é a primeira passagem de Lula pelo estado desde que foi condenado na Operação Lava Jato, cuja sentença foi anulada pelo Supremo em decisão deste ano, devolvendo os direitos políticos do petista. No Ceará, Lula deve finalizar sua visita ao estado na próxima segunda-feira, 23.

LEIA MAIS l "Quando um não quer, dois não brigam", diz Lula sobre Ciro; petista chega hoje ao Ceará

Ainda nesta sexta, Lula e Camilo devem participar de um almoço organizado pelo governador, no Palácio da Abolição. No domingo, 22, o líder do PT deve descansar em hotel em está hospedado em Fortaleza. No sábado, os petistas devem visitar o Porto do Pecém. Na segunda-feira, 23, o ex-presidente realiza as reuniões com lideranças partidárias antes de partir para o Rio Grande do Norte. 

Confira as passagens de lula pelo Nordeste até o momento:

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Aspirantes: Ceará empata com o Corinthians na estreia da segunda fase

17:13 | Ago. 20, 2021
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará sub-23 estreou na tarde desta sexta-feira, 20, na segunda fase do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, com empate em 2 a 2 diante do Corinthians. A partida foi realizada no Parque São Jorge, em São Paulo.

O Alvinegro saiu atrás no placar com gol marcado de pênalti por Matheus Matias, que jogou no time cearense em 2019, no fim do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Vovô voltou melhor e conseguiu a virada. Marquinhos empatou aos 11 minutos, enquanto aos 20 minutos Wendson colocou o Ceará à frente. 

Quando a vitória parecia encaminhada, o Corinthians chegou ao empate aos 44 minutos do segundo tempo com gol de John Cléber. 

O Ceará volta a campo na próxima quinta-feira, 26, para encarar o Grêmio na Cidade Vozão, em Itaitinga. No mesmo dia, os paulistas visitam o Figueirense.

Na primeira fase, os cearenses avançaram com a terceira melhor campanha. Na segunda etapa da competição, o Vovô integra o grupo C com Corinthians, Grêmio e Figueirense. Todos se enfrentam em partidas de ida e volta e os dois mais bem posicionados avançam para a semifinal.

Além do empate entre Ceará e Corinthians, o Grêmio goleou o Figueirense por 9 a 0 na primeira rodada. Na outra chave, a D, o Fortaleza venceu o Avaí por 2 a 1, enquanto o Bahia bateu pelo mesmo placar o Bragantino.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ceará tem 62 casos confirmados da variante Delta

AUMENTO
16:04 | Ago. 20, 2021
Autor Ana Rute Ramires
Foto do autor
Ana Rute Ramires Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ceará já registra 62 casos confirmados da variante Delta. Informação foi divulgada pelo novo secretário da Saúde, Marcos Gadelha, em transmissão na tarde desta sexta-feira, 20, para anúncio do novo decreto de isolamento social no Estado. Há dois dias, Estado tinha 43 casos confirmados. Segundo o titular da pasta, aumento de casos preocupa gestão. "Ainda estamos em uma situação confortável. No entanto, em alerta", afirmou.

Na última quarta-feira, pasta também confirmou o primeiro caso da variante Alta, originalmente identificada no Reino Unido. "Em uma reunião com a equipe técnica, todos manifestaram preocupação com o aumento progressivo de casos da variante Delta", disse Marcos Gadelha, alertando para a manutenção de cuidados de prevenção, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Detalhamento dos casos

Dos 62 casos identificados da Delta, 20 são de passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins e três são funcionários do local. Passageiros vieram do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Recife e, fora do País, do México.

Os outros 39 casos são de pacientes de vigilância ou amostras encaminhadas por unidades de saúde ou municípios à Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, em cooperação com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesa faz o rastreamento de todos os casos, com busca ativa pelos pacientes, com contatos diretos. Dos 39 que não passaram pelo Centro de Testagem do Aeroporto, apenas 13 não têm histórico de viagem, ou seja, confirmam a transmissão comunitária da variante Delta no Ceará.

Segundo informações da secretaria, seis casos ainda estão em investigação. As demais pessoas que tiveram diagnóstico positivo para a variante relataram ter feito viagens recentes para o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul ou São Paulo.

Perfil dos confirmados

Dos 62 pacientes identificados com a variante Delta, 33 são mulheres e 29, homens. Conforme a Sesa, maioria concentra-se na faixa etária de 20 a 39 anos. Seis não moram no Ceará. Os 56 que residem no Estado são dos seguintes municípios:

- Aquiraz
- Caucaia
- Choró
- Crateús
- Eusébio
- Fortaleza
- Hidrolândia
- Icó
- Ipaporanga
- Ipueiras
- Irauçuba
- Itapipoca
- Jaguaretama
- Maracanaú
- Monsenhor Tabosa
- Nova Russas
- Paraipaba
- Poranga
- Quixeramobim
- São Gonçalo do Amarante
- Sobral
- Tauá

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Novo decreto: Restaurantes no Ceará poderão funcionar até meia-noite

PANDEMIA DE COVID-19
15:54 | Ago. 20, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou que restaurantes poderão funcionar até meia-noite a partir da próxima semana. Atualmente, o horário máximo ia até 23 horas. A mudança é parte do novo decreto, que entra em vigor na segunda-feira, 23 de agosto (23/08). A extensão do horário era uma das principais reivindicações do setor.

Camilo disse que essa é uma das poucas mudanças no novo decreto, que por precaução tem poucos avanços. O motivo, segundo ele, é a preocupação com a variante Delta. São até agora 62 casos confirmados no Estado.

O governador disse ainda que está sendo avaliada e será informada em breve a vacinação da população abaixo de 18 anos.

Ele apontou que se mantém queda da transmissão, dos óbitos, da ocupação dos leitos. Mas, a preocupação, segundo Camilo, é mesmo a variante Delta, razão pela qual as mudanças são poucas.

O governador apresentou na live o novo secretário da Saúde, Marcos Gadelha, que substitui Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto. Gadelha demonstrou preocupação em relação ao número de casos da variante Delta no Estado.

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia se reuniu nesta sexta-feira, 20 de agosto, para avaliar o cenário epidemiológico e definir se a reabertura socioeconômica avança, fica como está ou regride.

O novo decreto entra em vigor na segunda-feira, 23 de agosto (23/08). 

Decretos na 2ª onda no Ceará

2º lockdown: o isolamento rígido em Fortaleza começou em 5 de março de 2021. No dia 13, decreto estadual estendeu as medidas para todo o Estado.

12 de abril: no dia 4 de abril, Camilo Santana anunciou o início da flexibilização no Ceará para o dia 12 de abril. Com a reabertura, foram permitidas algumas atividades de serviço e comércio em horários reduzidos, toque de recolher de segunda à sexta-feira e lockdown aos fins de semana. 

17 de abril: decreto anterior foi mantido, com liberação de atividades físicas individuais em espaços públicos.

23 de abril: flexibilização avança com liberações para escolas, igrejas, templos. barracas de praia e academias de ginástica. Lockdown continua aos sábados e domingos.

30 de abril: Camilo anuncia flexibilização aos sábados e domingos, com autorização para funcionamento de comércio e restaurantes. Na semana, as regras seguem as mesmas.

7 de maio: após quatro semanas de flexibilização, o Ceará não avança na reabertura, mantendo as medidas em vigor. Dois indicadores acenderam sinal de alerta: alto patamar de internações e aumento na positividade de exames

14 de maio: Região de Fortaleza e de Sobral avançam na flexibilização, com ampliação do horário de funcionamento das atividades comerciais. Cariri, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam com as mesmas restrições.

22 de maio: decreto anterior é prorrogado mantendo ampliação Fortaleza e de Sobral e medidas mais rígidas nas outras três regiões do Estado

29 de maio: decreto amplia flexibilização no Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe, que passam à mesma situação de Fortaleza e Sobral. Cariri mantém restrições

4 de junho: decreto amplia horário de funcionamento de shoppings e restaurantes até 22 horas e toque de recolher vai para 23 horas. Exceção é Cariri, onde restrições são mantidas

11 de junho: governo libera aulas em todas as séries do ensino médio, amplia a capacidade de público em academias, reabre museus, bibliotecas e cinemas. Apenas o Cariri continua com restrições

18 de junho: governador anuncia prorrogação do decreto, interrompendo a sequência de reabertura. Restrições mais severas mantidas no Cariri.

25 de junho: governo libera aulas presenciais em universidades.

28 de junho: decreto autoriza o funcionamento de feiras livres.

9 de julho: anunciado aumento do horário do comércio.

23 de julho: restaurantes podem funcionar até 23 horas. Eventos podem receber até 200 pessoas.

6 de agosto: por causa da chegada da variante Delta, decreto é prorrogado sem mudanças.

20 de agosto: Camilo anuncia que restaurantes moderão funcionar até meia noite.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Camilo anuncia novo decreto estadual nesta sexta, 20; assista em tempo real

em transmissão
15:40 | Ago. 20, 2021
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), realiza transmissão nesta sexta-feira, 20, para anunciar o novo decreto de combate à Covid-19. A cada duas semanas, o momento serve para o gestor dar informações acerca das medidas adotadas no Estado, determinadas após análise de índices pandêmicos, em reunião com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia.

O Estado vinha passando por um período de flexibilização das atividades. Em decreto publicado no dia 26 de julho, chegaram a ser autorizados eventos com até 100 pessoas para ambientes fechados, e o horário de restaurantes foi ampliado. Contudo, dias depois foram identificados os primeiros casos da variante Delta do coronavírus no Ceará, deixando órgãos de saúde em alerta. 

No anúncio seguinte, feito no dia 6 de agosto, o petista mostrou preocupação por conta da entrada da cepa na Unidade Federativa, em um momento no qual 15 casos já haviam sido confirmados. Por esse motivo, ele prorrogou as medidas do decreto anterior e não avançou com o processo de liberação das atividades.

Desde então, o Ceará já acumula 43 casos de infecção pela Delta, identificados em moradores de 20 municípios cearenses de todas as regiões de saúde. Além disso, também foi registrado o primeiro caso da variante Alfa no Estado, uma mutação oriunda do Reino Unido.

Confira o anúncio:

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Antes de Ceará x Flamengo, Airton ressalta velocidade como "9" e se diz pronto para 90min

15:19 | Ago. 20, 2021
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O atacante Airton, 22 anos, vive a expectativa de jogar como titular do Ceará pela primeira vez. A oportunidade pode ocorrer neste domingo, 22, diante do Flamengo, no Castelão, em duelo válido pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O técnico Guto Ferreira testou mudanças na equipe, entre elas o jovem jogador como referência no ataque.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 20, Airton comentou sobre suas características atuando como centroavante. "Eu como centroavante, a minha maior característica é a velocidade. Atuando como nove, eu sou atacante de mobilidade, que busca atacar o espaço. Minhas características como centroavante são essas: mobilidade no centro do ataque e muito ataque ao espaço para finalizações", comentou o camisa 7.

Desde que foi contratado pelo Ceará no fim de julho, vindo por empréstimo do Cruzeiro, Airton disputou três partidas, entrando sempre no segundo tempo. Ao todo, ele soma apenas 33 minutos em campo. O atleta garante estar pronto para jogar 90 minutos pelo Vovô.

"Eu treino e trabalho há muito tempo. Se for para atuar os 90 minutos, vou estar pronto. Se tiver que entrar no segundo tempo, vou estar pronto. O importante é o Ceará em evidência e a gente conseguir sair com os três pontos contra o Flamengo", afirmou.

Antes de encarar o Flamengo, o técnico Guto Ferreira comanda mais duas atividades nesta sexta-feira, 20, e neste sábado, 21. Entre os testes feitos na equipe durante a semana de treinos, o treinador observou Lima centralizado e Rick e Kelvyn nas pontas, além de Airton de centroavante.

"Está sendo uma semana de bastante treino, de preparação boa. Estamos estudando o time do Flamengo, o trabalho é bem feito. Estamos escutando muito o nosso professor para a gente chegar no jogo e fazer uma grande apresentação. Tenho certeza que vai ser um grande jogo para o Ceará", disse ele.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags