Tabata Amaral justifica voto a favor da privatização dos Correios

Apesar da orientação de sua partido, a deputada votou a favor do texto. Durante votação, cerca de 286 representantes se mostraram favoráveis ao projeto.

A deputada Tabata Amaral (PDT) gerou repercussão negativa nas redes sociais sobre seu posicionamento a favor da privatização dos Correios. O projeto, apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi aprovado nesta quinta-feira, 5, durante votação na Câmara dos Deputados. Em resposta às manifestações, Tabata compartilhou vídeo onde explica o motivo de seu posicionamento.

+ Privatização dos Correios: o que muda?

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em suas redes sociais, apesar de ter votado favoravelmente, Tabata Amaral declarou que votou contra a urgência do projeto pois considera que a discussão não é uma prioridade. “Votei contra a urgência do projeto, por entender que essa discussão não é prioritária, mas sou favorável ao mérito do PL. O Estado deve, sim, executar diretamente atividades que garantam a nossa segurança nacional ou que sejam essenciais, como saúde e educação”, escreveu.

“Mas esse já não é o caso dos serviços postais. Precisamos fazer um debate honesto e sem generalizações sobre concessões e desestatizações”, concluiu a deputada. Segundo ela, é importante, no entanto, que os Correios continuem a oferecer universalização dos serviços.

Durante o vídeo, Tabata argumenta que, desde a década de 1950, o setor privado atua no serviço de entregas de encomendas. “O projeto de concessão dos serviços postais e desestatização dos Correios tem como contrapartida que esses serviços continuem sendo universais e acessíveis a todos os brasileiros, independentemente de localização ou renda. Isso é inegociável pra mim!”, escreveu a deputada. Ao todo, foram 286 votos favoráveis a privatização, 173 contrários e 2 abstenções.

 


Resultados

Os partidos PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB, Rede orientaram a seus representantes que votassem contra. Outros 16 partidos defenderam a proposta: PSL, PL, PP, PSD, MDB, Republicanos, PSDB, DEM, Solidariedade, PSC, PROS, PTB, Novo, Avante, Cidadania e Patriota. Podemos e PV liberaram suas bancadas.

Apenas PT, PSOL, PCdoB e Rede votaram integralmente contra a privatização. Além de Tabata Amaral, outros integrantes de partidos oposicionistas também votaram q favor do projeto, como Felipe Rigoni (PSB-ES), Emidinho Madeira (PSB-MG), Rodrigo Coelho (PSB-SC), Jesus Sérgio (PDT-AC), Alex Santana (PDT-BA) e Flávio Nogueira (PDT-PI), Marlon Santos (PDT-RS).

Do mesmo modo, alguns representantes de partidos que se mostraram favoráveis ao projeto descumpriram as orientações e votaram contra a privatização dos Correios, como os deputados Fábio Trad (PSD-MS), André Janones (Avante-MG) e Alexandre Frota (PSDB-SP).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tabata amaral votação privatização correios privatização correios deputados PDT

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar