Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Bolsonaro diz que provará hoje fraude em eleições e chama imprensa, que não poderá perguntar nada

Os jornalistas não poderão fazer perguntas ao presidente que, há mais de um ano, promete apresentar provas de "fraude eleitoral", mas sequer mostrou indícios nesse período
12:26 | Jul. 29, 2021 Autor - Vítor Magalhães Tipo Noticia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou os veículos de imprensa para acompanhar, nesta quinta-feira, 29, uma transmissão ao vivo na qual ele diz que apresentará provas sobre supostas fraudes nas eleições presidenciais, em 2014 e 2018.

"Amanhã (hoje), às 19 horas, nós vamos convidar toda a imprensa, vai ser transmitido também pelas nossas mídias sociais, nós mostrando as inconsistências das eleições de 2014 e 2018. E tem uma que vai ser uma bomba, não tem como você acreditar que as eleições são limpas no Brasil. Não são limpas”, declarou na última quarta-feira, 28, a apoiadores.

LEIA MAIS: Alvo de críticas infundadas, urna eletrônica completa 25 anos no Brasil

De acordo com o Planalto, cerca de 25 jornalistas poderão acompanhar a transmissão, às 19 horas, na biblioteca do Palácio do Alvorada. Entretanto, as perguntas não serão permitidas, ou seja, Bolsonaro não poderá ser questionado pelos jornalistas.

Há mais de um ano, o gestor promete apresentar provas de “fraude eleitoral”, mas sequer mostrou indícios nesse período. Bolsonaro alega também que a eleição da qual saiu vencedor foi fraudada e que ganhou no primeiro turno daquele ano (2018).

A um ano da eleição presidencial e atrás nas pesquisas eleitorais, onde o ex-presidente Lula (PT) lidera em diversos cenários, Bolsonaro passou a fazer ameaças antidemocráticas, sujeitando a realização do pleito a alterações no sistema de votação; no caso, a partir da implementação do chamado voto impresso auditável, do qual é defensor ferrenho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Participante de programa chama presidente de "Fora, Bolsonaro" na TV de Portugal

VIRALIZOU
2021-07-29 15:04:50 Autor Filipe Pereira Tipo Noticia

A participante Diana, de 35 anos, respondeu à pergunta sobre quem ocupou o cargo de ministro da Justiça do Brasil até abril de 2020, que valia 700 euros, durante participação no programa "Quem Quer Ser um Milionário Alta Pressão". Questionada pela apresentadora, que perguntou se a alternativa certa não era Michel Temer, ela ironizou ao fazer menção ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido);

“O Temer foi presidente antes do que está agora, que é o Fora, Bolsonaro”, disse ela, arrancando risos e aplausos da plateia. O programa foi ao ar em julho de 2020, mas viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira, 29.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Justiça manda prender líder dos Entregadores Antifascistas por incendiar estátua de Borba Gato

POLÊMICA
2021-07-29 14:32:00 Autor Vítor Magalhães Tipo Noticia

O líder do movimento Entregadores Antifascistas, Paulo Roberto da Silva Lima, o Galo, foi preso na última quarta-feira, 28, suspeito de ter participado do incêndio à estátua do bandeirante Borba Gato, na cidade de São Paulo, em ação realizada no último sábado, 24. O homem apresentou-se voluntariamente à polícia para prestar depoimento e acabou tendo a prisão temporária decretada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Galo, que se autodenomina como entregador antifascista, ganhou visibilidade no ano passado ao expor a realidade de trabalho dos entregadores de aplicativos durante a pandemia de Covid-19. Sobre o incêndio do monumento, ele disse que o objetivo era “abrir um debate” sobre a estátua de um "genocida e abusador de mulheres".

"O ato foi para abrir um debate. Em nenhum momento foi feito para machucar alguém ou querer causar pânico. Que as pessoas agora decidam se querem ter uma estátua de 13 metros de altura que homenageia um genocida e um abusador de mulheres", afirmou.

Borba Gato é questionado pelo histórico de violência dos bandeirantes, de escravização e perseguição a indígenas e perseguição de africanos e descendentes que fugiam do cativeiro.

Grupos de ativistas defendem a remoção da estátua que, segundo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), terá sua restauração custeada por um empresário, cuja identidade não foi divulgada.

A prisão de Galo foi decretada pela juíza Gabriela Marques da Silva Bertoli, do TJ-SP, que também determinou a prisão de Géssica Barbosa, esposa do entregador. O advogado do entregador, Jacob Filho, se disse surpreso com a prisão da esposa de Galo. "O telefone utilizado pelo Paulo está em nome da esposa. Ela não tem ligação nenhuma”, disse.

A juíza autorizou ainda busca e apreensão na residência do casal e a quebra do sigilo telemático de ambos. Galo havia comparecido ao 11º DP (Santo Amaro) para prestar depoimento e já no local ficou sabendo que seria detido. Já Géssica alega não ter participado da ação, e diz que compareceu ao DP porque um número de telefone que está em seu nome foi utilizado para contratar frete para o grupo que participou do ato.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Flamengo pega ABC na primeira partida pelas oitavas da Copa do Brasil

Esportes
2021-07-29 13:23:00 Autor Agência Brasil Tipo Notícia

O Maracanã vai abrir as portas esta quinta (29), às 20h (horário de Brasília), para Flamengo e ABC-RN. É a primeira partida do duelo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A equipe carioca estreia na competição deste ano, já o time potiguar deixou para trás Rio Branco de Venda Nova (ES), Botafogo e Chapecoense.

A Rádio Nacional transmite Flamengo e ABC com transmissão de André Luís Mendes, comentários de Waldir Luiz e plantão Bruno Mendes.

 O técnico Renato Gaúcho tenta a quinta vitória consecutiva desde que assumiu o clube, mas deve poupar alguns titulares para enfrentar o Corinthians no próximo domingo (1° de agosto), no Itaquerão, pelo Campeonato Brasileiro.

“Nós estamos no caminho certo. O objetivo maior é a Libertadores, mas não vamos abrir mão da Copa do Brasil e do Brasileiro. Com o elenco montado vamos andando em todas competições”, analisou Renato.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Olimpíada: Brasil engata a terceira vitória seguida no vôlei feminino

Esportes
2021-07-29 12:53:15 Autor Agência Brasil Tipo Notícia

A seleção brasileira de voleibol feminino conquistou nesta quinta-feira (29) a terceira vitória consecutiva na Olimpíada de Tóquio. As brasileiras venceram o Japão por 3 sets a 0, com parciais 25/16, 25/18 e 26/24. A partida foi realizada na Arena de Ariake, na capital Tóquio.

Olimpíada: Alison e Álvaro vão às oitavas no vôlei de praia

Esportes
2021-07-29 12:08:16 Autor Agência Brasil Tipo Notícia

A dupla Alison e Álvaro Filho venceu nesta quinta-feira (29) os holandeses Robert Meeuwsen e Alexander Brouwer por 2 sets a 0, com parciais de 21/14 e 24/22. A partida foi disputada no Parque Shiozake, na capital japonesa. O triunfo selou a classificação dos brasileiros às oitavas de final do vôlei de praia da Olimpíada de Tóquio.