PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Enquete O POVO: "Você concorda com a queima da estátua de Borba Gato?"

Monumento foi incendiado durante manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro

16:31 | 26/07/2021
Após lamentar incêndio, prefeito de SP diz que Estátua Borba Gato será restaurada por empresário (Foto: Reprodução)
Após lamentar incêndio, prefeito de SP diz que Estátua Borba Gato será restaurada por empresário (Foto: Reprodução)

A estátua do bandeirante Manuel da Borba Gato foi incendiada durante protesto na tarde deste sábado, 24 de julho, na zona sul de São Paulo. Borba Gato é um dos mais famosos bandeirantes. Pelo papel do grupo na fundação de São Paulo, o monumento de quase 13 metros de altura é um dos símbolos da maior cidade do Brasil. Mas, a personagem é bastante questionada, pelo histórico de violência dos bandeirantes, de escravização e perseguição a indígenas e perseguição de africanos e descendentes que fugiam do cativeiro.

Além disso, Borba Gato foi acusado de assassinato de dom Rodrigo Castelo Branco, técnico castelhano enviado por Portugal para buscar ouro no Brasil. Esses são alguns dos fatores apontados por quem defende a ação contra a estátua. Alega-se ainda que o personagem, por tudo que vez, não mereceria esse tipo de homenagem. Quem se coloca contra a queima da estátua argumenta que se trata de um patrimônio histórico, e que incendiar o monumento não é a melhor forma de se debater a figura de Borba Gato.

Diante da polêmica, O POVO faz uma enquete, sem valor científico: "Você concorda com a queima da estátua do bandeirante Borba Gato?"

"Você concorda com a queima da estátua de Borba Gato?"
Sim
Não