PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Após lamentar incêndio, prefeito diz que estátua de Borba Gato será restaurada por empresário

Identidade do financiador não foi divulgada. Ao longo da semana, um especialista realizará uma avaliação do estado do monumento para determinar o custo e a duração do restauro

Filipe Pereira
14:30 | 26/07/2021
Após lamentar incêndio, prefeito de SP diz que Estátua Borba Gato será restaurada por empresário (Foto: Reprodução)
Após lamentar incêndio, prefeito de SP diz que Estátua Borba Gato será restaurada por empresário (Foto: Reprodução)

A restauração da estátua do bandeirante Borba Gato, incendiada por manifestantes no último sábado, 24, em São Paulo, será custeada por um empresário, cuja identidade não foi divulgada. A informação foi compartilhada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). As informações são do O Estado de S.Paulo.

"Não temos ainda o valor exato, porque a gente precisa ter o laudo do DPH (Departamento do Patrimônio Histórico) com relação ao material, mas a gente já tem o empresário que vai fazer a doação e a estátua será restaurada", disse Ricardo. "Não é fazendo ato de vandalismo que você vai poder discutir questões, mesmo que seja alguma dívida do passado. É preciso ter bastante tranquilidade, respeitar a democracia, tolerância", lamentou o prefeito. 

A estátua do bandeirante Manuel da Borba Gato foi incendiada durante protesto na tarde deste sábado, 24 de julho, na zona sul de São Paulo. O DPH acompanhou a limpeza da obra. Um especialista realizará, ao longo desta semana, uma avaliação do estado do monumento para determinar o custo e a duração do restauro.

LEIA MAIS l Polícia prende suspeito de participar de incêndio da estátua de Borba Gato

A estátua que o homenageia, inaugurada em 1963, gera polêmica entre os que afirmam que Borba Gato está diretamente ligado a perseguições, mortes, estupros e escravização de índios e negros durante o período colonial.