Vigilância de SP nega recurso de Bolsonaro e mantém multa por não uso de máscara

Caso presidente apresente outro recurso e este seja novamente negado, nome deverá ser incluído na dívida ativa do Estado e no Serasa

O Centro de Vigilância Sanitária Estadual de São Paulo decidiu mantem a multa de R$ 552,71 ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por não uso de máscara em local público durante uma motociata realizada em 12 de junho na capital paulista. Os advogados que representam o mandatária recorreram da decisão, mas tiveram o recurso negado pela instituição, que reforçou o fato de o presidente ter descumprido o código sanitário paulista.

Desde de maio de 2020, os paulistas são obrigados a usar máscaras nas ruas. O governo de São Paulo afirmou que a multa será enviada novamente ao presidente nesta semana. Ele terá dez dias para apresentar um novo recurso. "Se o recurso for negado novamente, deverá pagar o valor de R$ 552,71 ou poderá ter o nome incluído na dívida ativa do Estado e no Serasa", diz a secretaria estadual de Saúde. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Enquete O POVO: Você concorda que uma motociata pró-Bolsonaro seja realizada em Fortaleza?

No dia 25 de junho, Bolsonaro também foi autuado por não usar máscara de proteção em um evento em Sorocaba, no interior paulista; O recurso desta multa ainda está em análise pela Justiça. Na primeira ocasião, em 12 de junho, ministros e ex-ministros também foram multados pela mesma razão. São eles: ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles; o de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas; e o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

Preocupado com a disputa eleitoral de 2020, onde lidera nas pesquisas seu opositor Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente tem realizado diversas motociatas pelo Brasil. No dia 10 de julho, ele esteve na região metropolitana de Porto Alegre, com apoiadores. 

LEIA MAIS l Bolsonaro cogita motociata no Ceará: "Depois de São Paulo, quem sabe aí em Fortaleza"

Após pedido do deputado federal Célio Studart (PV-CE), encerrou na última sexta-feira, 16, o prazo dado pela Justiça Federal do Ceará para que a Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestasse sobre processo que busca impedir a realização de motociatas pelo presidente. O deputado cearense questiona os gastos com mobilização e alega que os atos "apresentaram graves violações de medidas sanitárias e de distanciamento". 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

São Paulo Vigilância Sanitária Bolsonaro máscara multa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar