Após críticas de Ivo contra Lula, petistas falam em rompimento com os Ferreira Gomes

Após declaração de Ivo Gomes, irmão de Ciro, deputado petista destaca "divórcio inevitável", mas pondera que o rompimento deve ser com os Ferreira Gomes, e não com o PDT

Na última terça-feira, 29, em entrevista ao programa Jogo Político, do O POVO, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), reiterou a postura do irmão Ciro Gomes (PDT) de ataque ao PT e seu principal representante, o ex-presidente Lula. Na ocasião, o gestor afirmou que "para ser diferente de Lula, basta ser honesto". A declaração não foi bem vista por políticos da sigla no Ceará que repercutiram a entrevista.

O deputado federal José Airton lamentou a ação e lembrou que não é uma novidade. “É uma sequência de ataques que vem desde o Ciro. Desde a minha campanha para governador em 2002, (Ciro) nos atacou de forma covarde aqui, tentando me desqualificar na sucessão aqui no Ceará. Tem as declarações também do próprio Cid, que atacou na época da campanha (presidencial) do Haddad, agora essas posições cada vez mais virulentas e irresponsáveis do Ciro”, disse. “O Ivo já anteriormente se manifestava de forma muito dura contra o PT e contra os petistas”, completou ainda.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

José Airton defendeu que o “divórcio” se aproxima do "inevitável", mas pondera que o rompimento seria com os Ferreira Gomes, e não com o PDT. "Caminha cada dia mais para um inevitável divórcio, ou seja, para um rompimento na relação com os Ferreira Gomes, não com o PDT, porque é importante deixar essa ressalva, nós temos muito respeito pela trajetória do PDT".

No entendimento do deputado, a postura de Ivo desrespeita inclusive a sua colega de chapa, a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho, que é do Partido dos Trabalhadores. “Eu não sei como os companheiros do PT aceitam esse tipo de relação, porque é cruel, inclusive mesmo com a relação de parceria, nós temos a vice-prefeita do PT lá em Sobral. Portanto, eu acho uma ofensa grave”, destacou.

Já o vice-presidente nacional do PT, o deputado cearense José Guimarães, condenou a fala de Ivo e refletiu como a postura pode enfraquecer uma aliança até aqui bem sucedida, principalmente para as eleições do Governo do Estado. “Esse tipo de comportamento de uma figura importante dentro PDT interdita, desconstrói e, sobretudo, pode impedir a manutenção de uma aliança que, sem ela, provavelmente o Cid não teria sido eleito governador do Ceará”, afirmou em relação às articulações entre PT e PDT que sustentaram as candidaturas de Cid Gomes e Camilo Santana no Estado.

“Fomos nós do PT que brigamos, construímos e fizemos a aliança acontecer. Portanto, nós esperamos que os dirigentes do PDT tenham coragem de interditar esses movimentos. Eles, sim, atrapalham o governador, atrapalham a aliança e complicam muito o nosso futuro”, finalizou.

A vereadora Larissa Gaspar, por sua vez, destaca como a postura dificulta a formação de uma frente ampla contra o bolsonarismo. “Isso não ajuda em nada o povo brasileiro e do Ceará”, disse. A parlamentar classificou ainda as declarações como “agressivas e sem fundamento”. Na sua visão, o ataque representa “desespero” diante da pré-candidatura do ex-presidente Lula, que irá disputar a sucessão de Bolsonaro contra Ciro.

Em postura similar a de José Airton, Larissa finalizou destacando a parceria PT e PDT, para além do conflito com os irmãos. “A parceria do PT com os diversos partidos no estado do Ceará, que inclui o PDT, tem se mostrado positiva para o povo cearense”, concluiu.

Na mesma linha refletiu o vereador Guilherme Sampaio. Para ele, o atrito tira o foco principal, que é o governo de Jair Bolsonaro (sem partido). "Avalio que o momento político exige outras prioridades", disse. "Ataques vazios e provocações infantis só tentam criar palanque para quem não tem voto, o que não é a nossa preocupação", completou, se referindo à estratégia que Ciro Gomes tem adotado já na pré-campanha para presidência da República.

Veja entrevista completa com Ivo Gomes no Jogo Político: 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

jogo político ivo gomes lula pt pdt aliança ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar