Professores e alunos da Uece são intimados pela PF por "atos antifacistas"

Em nota, universidade afirmou que o Ministério Público Federal já afirmou não existir viabilidade na acusação

Quatro professores e cinco estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram intimados a depor à Polícia Federal (PF) por “atos antifascistas” realizados em 2018, segundo informações divulgadas inicialmente pelos magistérios e confirmadas depois pela instituição de Ensino Superior.

Francisco Luciano Teixeira Filho e Ilana Viana Amaral, professores do curso de Filosofia da instituição, deverão comparecer à sede da PF a fim de prestar esclarecimentos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os detalhes do inquérito, no entanto, não estão claros. De acordo com Ilana, os professores estavam buscando mais informações no início desta tarde. “Recebemos a intimação e nos foi dito verbalmente que se referia a uma denúncia por atos antifascistas em 2018”, afirmou, apontando que advogados dos educadores ainda buscavam acesso ao inquérito.

Nas redes sociais, a professora disse que “dentre os incontáveis processos dos quais fui alvo, esse é seguramente o mais aflitivo. Porque se ser antifascista é crime, vou presa. Ré confessa de antifascismo”, escreveu em seu perfil no Facebook.

Luciano disse, em seu perfil no Twitter, que a convocação remetia a uma retomada de uma denúncia, de 2018, quando professores eram acusados de “antifascismo” dentre outras coisas.

Segundo ele, a inspiração “veio dos atos da Justiça Eleitoral pré-ADPF 548, do Supremo Tribunal Federal (STF)”, que referendou, em 2018, liminar concedida pela ministra Cármen Lúcia para a suspensão de ações policiais e judiciais que censuraram atos, aulas e manifestações políticas em universidades. A decisão unânime do colegiado recorreu ao princípio da liberdade de expressão e preservou a autonomia desses espaços.

Ainda segundo Luciano, a questão se agrava com o argumento de perseguição de ordem religiosa. “Dizem que foram proibidos de usar camisas religiosas”, escreveu.

O professor aponta ainda para alegações de que “uma aula pública sobre o fascismo" também motiva a ação. "Exatamente isso: uma aula pública sobre fascismo, quem colocou antifa na foto do perfil do Facebook e uma pichação no banheiro são as provas de uma "organização de polícia ideológica antifascista". Eu tenho que dar mais aula!", protestou.

— chico (@tuitterdolu) June 10, 2021

Em nota, a Uece afirmou que quatro professores e cinco estudantes foram intimados a comparecer à PF para prestar esclarecimentos sobre ação que apura "atos antifacistas", “organização de polícia ideológica” e “perseguição [a grupos] por serem cristãos, bolsonaristas e não quererem declarar voto no candidato do Partido dos Trabalhadores”.

"A ação acontece desde o referido ano, e o Ministério Público Federal já afirmou não existir viabilidade na acusação. No entanto, o inquérito ainda não foi arquivado", informa o comunicado da universidade.

O POVO procurou a Polícia Federal durante toda essa quinta-feira, 10, mas não obteve resposta até o fechamento dessa matéria

Leia a nota da Uece na íntegra

"Na tarde desta quinta-feira, 10, quatro professores e cinco estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foram intimados a comparecer à Unidade de Polícia Federal para prestar esclarecimentos sobre ação que apura “atos antifascistas”, “organização de polícia ideológica” e “perseguição [a grupos] por serem cristãos, bolsonaristas e não quererem declarar voto no candidato do Partido dos Trabalhadores”, supostamente ocorridos em 2018.

A ação acontece desde o referido ano, e o Ministério Público Federal já afirmou não existir viabilidade na acusação. No entanto, o inquérito ainda não foi arquivado.

Nesse contexto, a UECE manifesta incondicional apoio institucional aos professores e aos estudantes que estão sendo alvo dessa intimação que fere a liberdade de expressão e de “aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber” (Constituição Federal, Art. 206).

Os professores intimados, em momento algum, perseguiram alunos por terem posicionamentos divergentes, pois é exatamente em virtude dessas diferenças e do livre debate de ideias que a ciência se constrói. Na verdade, discussões e posicionamentos diversos são os pilares da academia.

Em tempos de obscurantismo e de retrocessos, comprometemo-nos, obviamente, com a verdade dos fatos e reiteramos nosso compromisso com a democracia, com a autonomia universitária - a nós garantida pela Constituição Federal - e com o Estado Democrático de Direito, além de apoiarmos incondicionalmente os membros de nossa comunidade acadêmica nessa luta.

Iluminando caminhos, seguimos firmes em defesa da democracia."

Dia 15 de junho estreia Jogo Político

 

"Então, vi agora o inquérito. Exatamente isso: uma aula pública sobre fascismo, quem colocou antifa na foto do perfil do Facebook e uma pichação no banheiro são as provas de um "organização de polícia ideológica antifascista". Eu tenho que dar mais aula!", protestou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

uece polícia federal professores uece intimados professores uece antifacistas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar