Candidatura de Tasso à Presidência prejudica desempenho de Ciro no Ceará, diz pesquisa

Nas últimas semanas, Tasso começou a circular como uma das possibilidades do PSDB para a disputa pelo Planalto em 2022

Uma eventual candidatura do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) à Presidência da República prejudica o desempenho do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) no Ceará, berço político de ambos. O dado foi obtido a partir de pesquisa da consultoria Atlas, feita apenas entre eleitores do Estado, divulgada nesta segunda-feira, 24, pelo jornal Valor Econômico (veja os números no quadro ao fim da matéria).

A consultoria avaliou dois cenários; com e sem Jereissati numa eventual disputa presidencial. Sem Tasso entre os presidenciáveis, Ciro aparece empatado tecnicamente com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na segunda posição, com 23,3% e 22,1%, respectivamente. Ambos atrás do ex-presidente Lula (PT) que tem 50,8% das intenções de voto do eleitorado cearense.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já quando a pesquisa introduziu o nome do senador cearense nas opções, o desempenho de Ciro foi menor com 18,4% das intenções de voto. Bolsonaro manteve a segunda posição com 22% e Lula seguiu em primeiro, desta vez com 48,9%. Tasso figurou em 4° lugar com 9,1%. O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 21 de maio em pesquisa online por meio de convites randomizados. A margem de erro é de três pontos.

Nas últimas semanas, Tasso começou a circular como uma das possibilidades do PSDB para a disputa pelo Planalto em 2022. Além dele, os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) são cotados para representar os tucanos.

Com mais de seis milhões de eleitores, o Ceará é o oitavo maior colégio eleitoral do País e o único Estado onde o presidente Bolsonaro não figurou em uma das duas primeiras posições no pleito de 2018. 


Cenário 1: intenção de voto para presidente no Ceará (sem Tasso)

- Lula: 50,8%
- Ciro: 23,3%
- Bolsonaro: 22,1%
- João Doria: 2%
- Branco / nulo: 1,9%


Cenário 2: intenção de voto para presidente no Ceará (com Tasso)

- Lula: 48,9%
- Bolsonaro: 22%
- Ciro: 18,4%
- Tasso: 9,1%
- Branco / nulo: 1,6%

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 pesquisa ciro bolsonaro tasso lula psdb brasil ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar