Renan diz que pedirá prisão de Wajngarten caso depoente tenha mentido à CPI; governistas reagiram

Relator da CPI da Covid-19 solicitou a íntegra da entrevista concedida pelo ex-chefe da Secom à revista Veja para atestar veracidade das informações apresentadas à comissão

O senador e relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que, se ficar comprovado que o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten mentiu à comissão, pedirá sua prisão. Convocado a depor após uma entrevista concedida à revista Veja, na qual afirma que o governo brasileiro recusou a oferta da Pfizer, em agosto do ano passado, porque houve “incompetência” e “ineficiência” dos gestores do Ministério da Saúde, Fábio negou o que disse na matéria da revista. 

Renan pediu ao presidente da CPI da Covid-19, Omar Aziz, que requisite o áudio da entrevista concedida por Fabio Wajngarten à revista Veja. “Se não mentiu, a Veja terá que pedir desculpas. Se mentiu, terá desprestigiado e mentido ao Congresso Nacional, o que é um péssimo exemplo. Se ele não mentiu, que se retrate. Se mentiu à Veja e a esta comissão, vou requerer a prisão do depoente, apenas para dizer isso e para não dizerem que não estamos tratando a coisa com a seriedade que esta investigação requer”, afirmou. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No intervalo da sessão, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), integrante da tropa de choque bolsonarista na Câmara dos Deputados, disse que Renan estava “ameaçando” Fabio Wajngarten, de quem a parlamentar é amiga pessoal. “A senhora é da CPI?”, questionou o emedebista. Zambelli estava no plenário da CCJ do Senado, onde a comissão realiza os trabalhos.

 

Em certo momento, o depoimento foi suspenso pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Isso porque Wajngarten negou ter chamado o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello de “incompetente”. “O senhor só está aqui por causa da entrevista [à Veja]. Se não fosse isso, ninguém lembraria que você existia, não tem outra razão para estar aqui. É baseado no que você falou“, disse Aziz. “Por favor, não menospreze a nossa inteligência, ninguém é imbecil aqui”, acrescentou. O relator Renan Calheiros (MDB-AL) lembrou que, como testemunha, o ex-chefe da Secom não deveria mentir em seu depoimento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CPI DA COVID Wajngarten RENAN CALHEIROS CARLA ZAMBELLI VEJA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar