Médica cearense Mayra Pinheiro confirma que difundiu cloroquina em visita a Manaus

Em depoimento ao MPF, a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde confirmou ter organizado comitiva de médicos que foi ao Amazonas para difundir o uso da cloroquina e outros medicamentos sem eficácia comprovada como tratamento contra a Covid-19

Em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF), a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, confirmou ter organizado comitiva de médicos que foi ao Amazonas para difundir o uso da cloroquina como tratamento contra a Covid-19.

Conhecida como “Capitã Cloroquina”, ela disse que o ministério incentivou o uso do fármaco em diversas visitas de médicos voluntários a unidades de saúde de Manaus. Segundo a secretária, designada para coordenar as ações do Ministério da Saúde em Manaus, a competência foi “delegada pelo (então) ministro da Saúde”, Eduardo Pazuello. As informações são do jornal O Globo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“A função das visitas era conversar com os colegas médicos -todos os profissionais eram médicos- e tentar orientá-los sobre o atendimento precoce na unidade", disse. A promoção de remédios sem eficácia comprovada contra o coronavírus e as ações do Ministério da Saúde são alvo de investigações da CPI da Covid no Senado.

Atualmente, Pinheiro é auxiliar do ministro da Saúde Marcelo Queiroga e exerceu a mesma função quando a pasta era administrada por Pazuello. O depoimento ocorre na esteira de investigações do MPF sobre ações dos governos estadual e federal durante o colapso do sistema de saúde do Amazonas. Ela é um dos seis nomes que respondem à ação por improbidade administrativa. O próprio Pazuello também é alvo da ação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cloroquina kit covid brasil manaus colapso da saude coronavirus brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar