Arquidiocese de Fortaleza recomenda manutenção de missas virtuais, mesmo após liberação do STF

Em nota, instituição católica mantém defesa do decreto governamental que prorrogou neste domingo, 4, o lockdown por mais uma semana no Ceará.

A Arquidiocese de Fortaleza recomendou, nesta segunda-feira, 5, que instituições religiosas mantenham as celebrações virtuais na capital. A decisão acontece mesmo com a autorização do Ministro Kassio Nunes Marque, do Supremo Tribunal Federal (STF), que liberou no último sábado, 3, os cultos presenciais, em período de isolamento social.

Em nota, a instituição mantém a defesa do lockdown no Ceará, alegando que “a preocupação quanto à capacidade de atendimento da rede de saúde pública e privada” motivou a prorrogação do decreto governamental por mais uma semana. Com a decisão, as celebrações serão restritas (transmitidas ou não) e os atendimentos pessoais dentro dos protocolos já determinados. Quem assina o documento é Padre Watson Holanda Façanha, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Portanto, vendo os desdobramentos do quadro sanitário em nível estadual e concorde com o real bem comum do nosso povo, Dom José Antônio, não fez nenhuma alteração nas orientações para este período”, diz o texto. Durante a manhã, a Diocese de Sobral, no interior do Ceará, também refutou a decisão do STF e informou que as celebrações na cidade devem continuar sendo realizadas, por enquanto, através de transmissão on-line. 

l LEIA MAIS l Gilmar Mendes mantém proibição de cultos presencial em SP; plenário do STF aprecia caso na quarta

No Ceará, as cerimônias religiosas presenciais foram autorizadas em cumprimento à decisão de Nunes. Porém, o decreto que prorroga o isolamento social rígido no Estado recomenda que as entidades religiosas continuem realizando celebrações de forma online. A decisão divide opiniões entre líderes religiosos com atuação na Capital.

Leia nota da Arquidiocese de Fortaleza na íntegra:

Mesmo com a autorização do Ministro Kassio Nunes Marque, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberando os cultos presenciais nas instituições religiosas, em período de isolamento social, o governo do Estado diante do cenário da pandemia que ainda inspira preocupação quanto à capacidade de atendimento da rede de saúde pública e privada, através do Decreto Nº 34.021, de 04 de abril de 2021, prorrogou o isolamento social no Estado do Ceará, nos termos do Decreto Nº 34.005, de 27 de março de 2021, até 11 de abril de 2021, recomendando às instituições religiosas que continuem procedendo com suas celebrações de forma virtual.

Portanto, vendo os desdobramentos do quadro sanitário em nível estadual e concorde com o real bem comum do nosso povo, Dom José Antonio, não fez nenhuma alteração nas orientações para este período. Continuamos com as celebrações restritas (transmitidas ou não) e atendimentos pessoais dentro dos protocolos já determinados.

Diante do exposto, a Arquidiocese de Fortaleza mantém as orientações divulgadas na Carta Circular 001/2021 e na nota LOCKDOWN EM FORTALEZA de 04 de março de 2021.

Neste período, sobretudo, confiemos na ação divina, por nada limitada a não ser por causa de nossos pecados, que nos fecham ao amor de Deus e continuemos firmes nas preces dirigidas ao Pai, pelo Filho, no Espírito do ressuscitado.

Feliz Páscoa!
Fortaleza, 5 de abril de 2021.
Padre Watson Holanda Façanha
Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

missas lockdown ceará Fortaleza religião

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar