Deputados federais lançam nota de apoio a Camilo após ameaças; Capitão Wagner e mais quatro não assinaram

Parlamentares elogiaram a atuação do governador diante da pandemia do novo coronavírus no Ceará e defenderam investigações para apurar o caso

Um grupo de 18 deputados da bancada cearense na Câmara dos Deputados emitiu uma nota de solidariedade ao governador do Ceará, Camilo Santana (PT), após o gestor receber ameaças de morte na última segunda-feira, 19. No documento, os parlamentares repudiam o ato e defendem que o gesto seja “investigado e devidamente punido com o rigor da lei”.

O documento é assinado na mesma semana em que entidades, organizações da sociedade civil e movimentos sociais cearenses publicaram outra nota em defesa do governador e às medidas restritivas tomadas pelo estado para prevenir e conter a disseminação do coronavírus. No mesmo dia, a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou uma moção de apoio ao gestor.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No texto, os deputados afirmam que a ameaça representa uma “prática de criminosos” que tenta, por meio da “violência e autoritarismo”, confrontar a atuação do governador diante da pandemia do coronavírus no Ceará. Eles avaliam que as ações do petista fazem parte de um “trabalho árduo” para tentar minimizar os graves impactos da doença no Estado.

Assinaram a nota os deputados Genecias Noronha, André Figueiredo, Aníbal Gomes, Célio Studart, Denis Bezerra, Domingos Neto, Eduardo Bismarck, Gorete Pereira, Idilvan Alencar José Airton, José Guimarães, Júnior Mano, Leônidas Cristino, Luizianne Lins, Mauro Filho, Moses Rodrigues, Pedro Bezerra e Robério Monteiro.

No entanto, cinco deputados - alguns de oposição - ao governador, ficaram de fora da assinatura. São eles: Capitão Wagner (Pros), Heitor Freire (PSL), Dr. Jaziel (PL), Danilo Forte (PSDB) e AJ Albuquerque (PP).

Confira nota na íntegra:

Parlamentares da bancada federal do Ceará na Câmara dos Deputados repudiam veemente as intimidações ao governador do Ceará, Camilo Santana, caracterizadas por ameaças de morte. Essa é mais uma prática de criminosos que tentam por meio da violência e autoritarismo confrontar o trabalho árduo que vem sendo conduzido para tentar minimizar os graves impactos da pandemia na vida do povo cearense. Ressaltamos que a gestão do governador sempre foi pautada pela defesa da democracia, pelo diálogo e a relação respeitosa com todos os setores da sociedade civil e organizada.

Seguiremos no Congresso Nacional, batalhando para reforçar essa luta contra as consequência nefastas da Covid-19 no nosso estado e em todo o país. Nossa solidariedade à Camilo e a certeza de que estamos no caminho certo andando juntos com a população para garantir imunização o mais rápido possível e a volta das atividades sociais e econômicas. Que todo e qualquer ato criminoso que atente contra a vida seja investigado e devidamente punido com o rigor da lei.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

camara dos deputados Camilo Santana oposição assinatura solidariedade ameaças Camilo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar