Servidores de Fortaleza fazem carreata nesta quarta contra reforma da Previdência municipal

Na última segunda-feira, 15, a categoria de servidores municipais anunciaram estado de greve, situação que sinaliza a iminência da deflagração de uma paralisação oficial.

Os servidores públicos municipais de Fortaleza realizam na manhã desta quarta-feira, 16, uma carreata até a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) contra os projetos de reforma Administrativa e Previdenciária. A mobilização foi deliberada na manhã desta segunda-feira, 15, durante assembleia conjunta que aprovou estado de greve da categoria. O ato também deve contar com buzinaço e adesivaço. 

LEIA MAIS l Servidores de Fortaleza reúnem-se para deliberar estado de greve

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Servidores informaram que as categorias poderão iniciar paralisações ainda nesta semana. O estado de greve ainda não é a greve em si, mas uma situação aprovada por trabalhadores que sinaliza a iminência da deflagração de uma greve.

De acordo com entidades sindicais, a medida vem em resposta à votação na CMFor, em 1° turno, de dispositivos que alteraram a Lei Orgânica da Cidade para abrir caminho para a reforma da previdência da Cidade. Nas redes sociais, o Sindifort, que representa servidores públicos de Fortaleza, anunciou a carreata. 

Nesta quarta, todas as Escolas têm uma aula de cidadania na Câmara Municipal de Fortaleza. Vamos conhecer quem são os(as) vereadores(as) que respeitam os direitos dos professores e servidores municipais.

Publicado por Sindiute em Terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Na próxima segunda-feira, 22, as entidades esperaram ser recebidas pela Prefeitura para negociar uma saída para o impasse e evitar a greve. Caso não haja um consenso com a gestão municipal, os servidores da Prefeitura de Fortaleza podem paralisar as atividades. 

Na última quinta-feira, 11, servidores protestaram em frente ao Paço Municipal para repudiar as mensagens que compõem a parte inicial do projeto de reforma da Previdência. O ato cobrou a retirada do projeto, além de uma reunião imediata entre entidades sindicais e Prefeitura que, segundo as entidades, "faltou com o diálogo para se chegar a um consenso".

Após os atos, o secretário de Articulação Política, Ésio Feitosa (PSB), reuniu-se com representantes de 17 entidades sindicais para discutir o tema após manifestações. Em nota, o Executivo argumentou que "a legislação federal obriga os municípios brasileiros a realizarem a Reforma da Previdência, sob pena de ficarem em situação irregular (sem o Certificado de Regularidade Previdenciária), perdendo recursos e não conseguindo celebrar acordos, convênios, empréstimos e financiamentos". 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SINDICATO SERVIDORES PÚBLICOS FORTALEZA LIDERANÇAS SINDICAIS FORTALEZA PREFEITO JOSÉ SARTO FORTALEZA MANIFESTAÇÃO SERVIDORES FORTALEZA REFORMA PREVIDÊNCIA FORTALEZA CARREATA SERVIDORES FORTALEZA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar