PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Arthur Lira, aliado de Bolsonaro, é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Ele fez discurso que prometeu dar voz a todos os colegas da Casa. Lira conta com apoio do presidente Jair Bolsonaro, sem partido.

23:12 | 01/02/2021
Arthur Lira (PP-AL) comandará a Câmara dos Deputados até 2023. (Foto: JÚLIO CAESAR)
Arthur Lira (PP-AL) comandará a Câmara dos Deputados até 2023. (Foto: JÚLIO CAESAR)

Atualizada às 23h43min

O deputado Arthur Lira (PP-AL) ganhou eleição para presidente da Câmara dos Deputados em primeiro turno. Foram 302 votos, contra 145 de Baleia Rossi (MDB-SP). O candidato é aliado do presidente Jair Bolsonaro, sem partido. Ele comandará a Casa no biênio 2021-2022. Ao todo, 503 deputados votaram.

Além de Lira, a eleição tinha outros candidatos: Baleia Rossi (MDB-SP), lançado por bloco de dez partidos com 211 deputados; e os seguintes candidatos: André Janones (Avante-MG); Fábio Ramalho (MDB-MG); General Peternelli (PSL-SP); Kim Kataguiri (DEM-SP); Luiza Erundina (Psol-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

Com indiretas ao atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o deputado Arthur Lira (PP-AL) fez um discurso em que prometeu dar voz a todos os colegas da Casa. Lira conta com o apoio do Palácio do Planalto e desponta como favorito na eleição de hoje. "Por favor olhem para a cadeira da presidência, por acaso ali há um trono? Não. Ao lado do presidente, há outras cadeiras e demais representantes da Mesa Diretora", disse.

O deputado afirmou que haverá reunião de líderes partidários às quintas-feiras para construir a pauta de votação. Além disso, serão definidos os relatores das propostas, respeitada a proporcionalidade partidária. “Quando um deputado ou deputada atinge a presidência [da Casa], é imposta automaticamente a perda da mais fundamental prerrogativa parlamentar, a de votar”, disse. “Isso quer dizer que o presidente não pode ter posições pessoais.”

(Com agências)