É falso que Bolsonaro apagou fotos pró-cloroquina das redes sociais

Através de busca reversa, agência de checagem Aos Fatos encontrou diversas publicações no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube em que Bolsonaro apoia e promove o uso da hidroxicloroquina contra a Covid-19

Está circulando nas redes sociais uma publicação informando que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apagou de seus perfis todas as fotos em que estimula o uso de sulfato de hidroxicloroquina contra a Covid-19, cuja eficácia não foi comprovada. A publicação original, que contabilizava mais de 12 mil compartilhamentos nesta segunda-feira (18), foi apontada como falsa pela ferramenta de verificação do Facebook. Antes disso, perfis do Facebook e de outras redes sociais ajudaram a espalhar o boato.

Segundo informações da agência de checagem Aos Fatos, muitas das imagens que teriam sido excluídas permanecem disponíveis no Facebook, no Instagram e no Twitter. O presidente também faz referência ao medicamento em vídeo no YouTube. Portanto, a informação de que Bolsonaro excluiu o conteúdo em questão é falsa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAISAplicativo do Ministério da Saúde receita cloroquina como tratamento precoce contra Covid-19 até para recém-nascidos

Bolsonaro aparece segurando uma caixa de cloroquina em uma foto que teria sido supostamente excluída, mas continua publicada em suas contas no Twitter e no Instagram desde o dia 25 de julho de 2020. Em ambas as redes também é possível encontrar um vídeo contendo um compilado de imagens do medicamento.

No Instagram, outras três imagens mostram o presidente próximo a caixas de hidroxicloroquina durante transmissão ao vivo; uma fotografia de uma página impressa do jornal A Tribuna sobre a cloroquina; e uma aparição pública de Bolsonaro durante a qual uma multidão repete a palavra “hidro”. Bolsonaro também referencia a substância em diversas publicações do Facebook (confira aqui, aqui e aqui) e em um vídeo do YouTube.

LEIA MAIS | Vídeo sobre falsa vacinação contra Covid-19 em Quixadá é fake, diz Prefeitura

Ainda, Aos Fatos afirma que o presidente não se retratou quanto ao uso da hidroxicloroquina, apesar do que dizem certas publicações circuladas pelo Facebook. A agência não encontrou declaração de Bolsonaro de que nunca promoveu ou fez propaganda do medicamento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

BOLSONARO NÃO APAGOU FOTOS CHEGAGEM DE FATOS BOLSONARO AINDA APOIA CLOROQUINA BOLSONARO MANTÉM FOTOS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar