Aplicativo do Ministério da Saúde receita cloroquina como tratamento precoce contra Covid-19 até para recém-nascidos

A indicação de uso do medicamento pode ser feita até a um recém-nascido com diarreia e febre, pois a idade não interfere na pontuação apresentada pela ferramenta

Atualizada às 23 horas

O aplicativo TrateCOV, lançado pelo Ministério da Saúde (MS), para orientar médicos no tratamento contra a Covid-19, recomenda uso de antibióticos e cloroquina, ivermectina e outros medicamentos para náuseas, diarreia, fadiga e dor de cabeça como “tratamento precoce” da doença. O tratamento indicado pela ferramenta inclui a cloroquina que, conforme estudos, não funciona contra o novo coronavírus, no qual também ainda não há um tratamento precoce eficaz contra a doença.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O TrateCOV fica localizado dentro de uma página do MS, onde médicos e enfermeiros podem inserir dados do paciente, como idade, peso, altura e comorbidades, além dos sintomas do paciente. Também há campos em que o profissional responde se o paciente saiu ou não de casa nas últimas duas semanas e para onde foi. No aplicativo, a indicação de uso de cloroquina e antibiótico pode ser feita até a um recém-nascido com diarreia e febre, pois a idade não interfere na pontuação apresentada pelo aplicativo.

O aplicativo foi lançado na semana passada pelo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, quando estava na cidade de Manaus, Amazonas, em meio à alta de casos da doença na cidade. Conforme o Ministério da Saúde, o TrateCOV sugere o diagnóstico por meio de sistema de pontos que obedece “rigorosos critérios clínicos”. O teste com o produto é feito em Manaus, onde mais de 340 profissionais de saúde foram cadastrados no sistema. O ministério afirma que deseja expandir o uso a outras cidades. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

Leia Também | Covid-19: governo lança campanha publicitária de vacinação

Simulação no TrateCOV

Em simulação no aplicativo, O POVO preencheu os campos para saber o tratamento indicado para os sintomas apresentados. Os sintomas apresentados na simulação foram fadiga, dor de garganta e diarreia, sintomas pouco comuns em pacientes com Covid-19, sem comorbidades e saída de casa nas últimas duas semanas 2 vezes ao supermercados.

Na simulação, os sintomas do paciente começaram há 2 dias, início dia 18 de janeiro. Apesar de não apresentar sintomas específicos da Covid-19, como queda de saturação ou falta de ar, o aplicativo indica um “escore de gravidade” 9. No aplicativo, o mínimo para haver um diagnóstico de Covid-19 é 6.

Com o resultado, a página indica o "tratamento precoce" contra a doença. Em caso do profissional da saúde optar pelo o tratamento precoce nessa simulação, a opção será:

Conforme o Ministério da Saúde, o TrateCOV sugere o diagnóstico por meio de sistema de pontos que obedece "rigorosos critérios clínicos"
Conforme o Ministério da Saúde, o TrateCOV sugere o diagnóstico por meio de sistema de pontos que obedece "rigorosos critérios clínicos" (Foto: Reprodução/TrateCOV)



No Twitter, internautas resolveram fazer simulações da nova ferramenta do Governo Federal.


— Rodrigo Menegat (@RodrigoMenegat) January 20, 2021

 

Ao divulgar o aplicativo na página da pasta, o Ministério da Saúde disse que desenvolveu o aplicativo para auxiliar os profissionais de saúde na coleta de sintomas e sinais de pacientes visando aprimorar e agilizar os diagnósticos da Covid-19, o Ministério da Saúde desenvolveu o aplicativo TrateCOV. Seja presencialmente ou por teleconsulta, a plataforma traz autonomia aos profissionais de saúde habilitados para encaminhar o atendimento e resposta adequados para o paciente de acordo com cada caso.

Ainda conforme a pasta, a plataforma traz ao médico cadastrado um ponto a ponto da doença, guiado por rigorosos critérios clínicos, que ajudam a diagnosticar os pacientes com mais rapidez. Depois disso, o TrateCOV sugere algumas opções terapêuticas disponíveis na literatura científica atualizada, sugerindo a prescrição de medicamentos. Assim, o diagnóstico sai mais rápido e o tratamento tem início precocemente, contribuindo na redução de internações e óbitos por Covid-19.

Especialistas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) determinou uma análise do aplicativo. O trabalho será conduzido por conselheiros e assessores técnicos e jurídicos que avaliarão aspectos clínicos, jurídicos e éticos relacionados à ferramenta. Conforme o Conselho, independentemente do aplicativo citado, o CFM reitera que mantém o entendimento do seu Parecer 4/2020, no qual informa que “até o momento, não existem evidências robustas de alta qualidade que possibilitem a indicação de uma terapia farmacológica específica para a covid-19”.

"Conforme traz o texto, “desde o final de 2019 existem dezenas de medicamentos em testes, e muitos dos resultados desses estudos estão sendo divulgados diariamente. Muitos desses medicamentos têm sido promissores em testes em laboratório e através de observação clínica, mas nenhum ainda foi aprovado em ensaios clínicos com desenho cientificamente adequado, não podendo, portanto, serem recomendados com segurança. O CFM continua atento aos desdobramentos relacionados à pandemia de covid19, no Brasil e no mundo, agindo de modo isento, idôneo e transparente em favor da qualidade da assistência e dos direitos de médicos e de pacientes.”, disse a nota enviada ao O POVO.

Clique na imagem para abrir a galeria

Contradição

O Conselho Federal de Medicina (CFM) cita, conforme o Parecer 4/2020, que “até o momento, não existem evidências robustas de alta qualidade que possibilitem a indicação de uma terapia farmacológica específica para a covid-19”. No entanto, na conclusão do mesmo Parecer, a Instituição recomenda o uso da cloroquina no tratamento da doença.

O CFM diz que “com base nos conhecimentos existentes relativos ao tratamento de pacientes portadores de Covid-19 com cloroquina e hidroxicloroquina, o Conselho Federal de Medicina propõe considerar o uso em pacientes com sintomas leves no início do quadro clínico; o uso em pacientes com sintomas importantes, mas ainda não com necessidade de cuidados intensivos, com ou sem necessidade de internação e o uso compassivo em pacientes críticos recebendo cuidados intensivos”.

Podcast discute a política em torno das vacinas:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Aplicativo tratamento precoce Covid-19 Aplicativo tratamento precoce coronavírus Aplicativo Ministério Saúde Covid-19 Aplicativo recomenda Cloroquina Aplicativo indica tratamento Covid-19 Aplicativo TrateCOV TRATECOV Ministério da Saúde general Eduardo Pazuello

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar