Camilo: invasão do Capitólio e Congresso nos EUA é "desrespeito à democracia"
A fala do governador do Estado, Camilo Santana (PT), faz referência ao ataque promovido por apoiadores radicais de Donald Trump, na reunião que certificaria Joe Biden como como presidente dos EUA
"Lamentável". Assim descreveu o governador do Estado, Camilo Santana (PT), a invasão feita por republicanos apoiadores de Donald Trump ao Capitólio e ao Congresso dos Estados Unidos. O ato, que deixou uma pessoa morta, foi incitado por Trump, que, insistindo na alegação sem provas de que as eleições americanas de 2020 foram fraudadas, incitou os extremistas ao afirmar que não reconheceria a derrota nas urnas.
A invasão dos radicais ocorreu nesta quarta-feira, 6, por volta das 16h30min (horário de Brasília), durante a reunião dos Delegados que iriam votar, conforme os resultados obtidos na votação feita no fim de 2020. O objetivo do encontro é certificar Joe Biden (Democratas) como o novo presidente dos EUA e validar a mais recente eleição americana.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Um toque de recolher precisou ser implementado na capital, Washington, diante dos protestos de apoiadores de Trump. “A prova viva do que a liderança pelo ódio, a intolerância e o desrespeito à democracia pode causar”, definiu o governador do Ceará ao comentar sobre o caso nas redes sociais.
Camilo frisou ainda que tal ação é liderada e conduzida por uma “minoria extremista” e que por meio de ações democráticas, tais pessoas estariam “sendo derrotadas e seus planos destruídos”. Sem citar o movimento bolsonarista e a extrema direita brasileira, o governador finalizou o comentário com uma projeção para o futuro com relação a derrota de dessas ideologias: “Um exemplo a ser multiplicado”
Veja tweet de Camilo Santana sobre invasão do Congresso nos EUA
O lamentável episódio da invasão ao Congresso dos EUA é a prova viva do que a liderança pelo ódio, a intolerância e o desrespeito à democracia pode causar. A boa notícia é que essa minoria extremista está sendo derrotada e seus planos destruídos. Um exemplo a ser multiplicado.
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) January 6, 2021