Participamos do

Eleições 2020: Carol Dartora é eleita a primeira vereadora negra da história de Curitiba

Entre 38 vereadores eleitos em Curitiba, Carol Dartora e Herivelto Oliveira (Cidadania) serão os únicos negros no mandato de 2021 a 2024
15:34 | Nov. 16, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A candidata Carol Dartora (PT), professora da rede pública estadual, é a primeira mulher negra a se eleger ao cargo de vereadora na cidade de Curitiba, capital do Paraná. Ela se elegeu com 8.874 votos, o nome mais votado do PT na cidade, que elegeu três vereadores.

LEIA TAMBÉM | Eleições 2020: campanha para segundo turno começa hoje

Aos 37 anos, Dartora é historiadora formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e representante de grupos feministas e do movimento em Curitiba. “Tô me sentindo muito feliz, imensamente grata por poder representar tantas pessoas, as mulheres, os negros, e encontrar tanta representatividade e eco dentro deste grupos”, disse em entrevista ao jornal Tribuna do Paraná.

Carol foi professora da rede pública e atuou no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná. “A nossa proposta sempre foi um mandado coletivo, para que possam ter voz as pessoas que eu represento. Trazer debates que ficam relegados, que não têm a amplitude da voz quer precisavam”, afirmou a candidata eleita.

SAIBA MAIS | Eleições 2020: veja lista com as 57 cidades em que haverá 2ª turno

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além dela, outros 37 vereadores foram eleitos para ocupar uma cadeira na Câmara Legislativa de Curitiba a partir de janeiro de 2021. Vinte foram reeleitos. Na atual gestão, dois são negros, os vereadores Herivelto Oliveira (Cidadania) e Mestre Pop (PSD), que defendem pautas antirracistas no Legislativo. Para 2021, apenas Oliveira se reelegeu, de acordo com o G1 Paraná.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar