Participamos do

Saiu a pesquisa Datafolha para prefeito de Fortaleza

Consulta ouviu 868 pessoas entre os dias 26 e 27 de outubro; margem de erro é de três pontos percentuais, enquanto a taxa de confiança é de 95%
21:19 | Out. 27, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A segunda pesquisa O POVO/Datafolha de intenções de voto à Prefeitura de Fortaleza foi divulgada na noite desta quarta-feira, 28. Capitão Wagner lidera de forma isolada, com 31%. Sarto, com 22%, e Luizianne, com 19%, estão tecnicamente empatados. VEJA OS DETALHES DA PESQUISA AQUI

 

A apuração dará seguimento à primeira pesquisa, divulgada no último dia 17.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pesquisas anteriores mostraram Wagner na liderança, seguido por Luizianne, com Sarto em terceiro lugar. Nos últimos dias, Wagner recebeu duras críticas de Camilo Santana, apontado como maior influência eleitoral pelas pesquisas. Ao mesmo tempo, a campanha do Sarto passou a fazer duras críticas à candidata do PT.

Foram adotadas duas metodologias de pesquisa, espontânea e estimulada. Na pesquisa estimulada, é apresentada uma lista das candidaturas e a pessoa entrevistada aponta a opção desejada. Na espontânea, por sua vez, não há listagem, e é possível indicar inclusive pessoas que não estejam na disputa.

Foi verificada também a rejeição das candidaturas, isto é, em quem a pessoa entrevistada não votaria em hipótese alguma. Por fim, foram feitas duas simulações de segundo turno: Capitão Wagner (PROS) contra Luizianne Lins (PT) e Capitão Wagner contra José Sarto (PDT).

A consulta, encomendada por O POVO, ouviu 868 pessoas entre os dias 26 e 27 de outubro. A margem de erro máxima na pesquisa é de 3% para mais ou para menos. O nível de confiança, por sua vez, é de 95%. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-07074/2020.

A amostra teve estratificações por gênero (45% masculino e 55% feminino) e idade (14% de 16 a 24 anos; 22% de 25 a 34 anos; 21% de 35 a 44 anos; 21% de 45 a 59 anos e 19% com 60 anos ou mais), de acordo com dados do TSE sobre o eleitorado fortalezense.

Houve ainda divisão por nível de escolaridade, sendo 77% referentes aos ensinos fundamental e médio e 23% das pessoas entrevistadas com ensino superior. A proporção foi definida com base na Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2018, e do Censo 2010, ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pesquisas anteriores mostraram Wagner na liderança, seguido por LL e Sarto em um terceiro patamar. Nos últimos dias, Wagner recebeu duras críticas de Camilo Santana, apontado como principal cabo eleitoral pelas pesquisas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar