O que dizem as pesquisas eleitorais e como Ciro Gomes ficou tão impopular

Na tentativa de ser alternativa a Lula e Bolsonaro, Ciro Gomes somou o desgaste de ambos os lados

As pesquisas de opinião mudam o clima da campanha eleitoral em Fortaleza. Candidatos mudam de postura, ajustam estratégias. Números de Ibope e Datafolha, Paraná Pesquisas e Zaytec desde a semana passada agitam o ambiente político.

Ouça o podcast:

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O episódio aborda as intenções de voto, as rejeições. As perspectivas de segundo turno. Capitão Wagner (Pros) tem possibilidade de vencer em primeiro turno? Ou está garantido no segundo turno? A força de Luizianne Lins (PT). As chances de José Sarto (PDT) e o peso dos Ferreira Gomes.

O podcast também comenta a influência dos padrinhos políticos, quanto eles ajudam e quanto atrapalham. A avaliação da população no combate à pandemia.

Chama atenção o desgaste de Ciro Gomes. A influência dele chega a ser mais negativa que positiva. Há 53% de eleitores que dizem que não votariam de jeito nenhum em quem ele apoia, enquanto 15% votariam com certeza e 27% talvez fossem levados a votar. Na opinião do repórter Carlos Mazza, na busca por se colocar como terceira via entre Jair Bolsonaro e o PT, Ciro acabou atraindo, pelo menos em Fortaleza, a rejeição tanto da direita bolsonarista quanto da esquerda apoiadora do PT e de Lula.

Há um olhar também para a eleição em Juazeiro do Norte, a acirradíssima disputa e as chances do prefeito Arnon Bezerra (PTB), que está numa disputa embolada e com alta rejeição.

Os jornalistas Guálter George, editor de Política e colunista; Tânia Alves, coordenadora e colunista; Carlos Mazza, repórter e colunista; e Érico Firmo, editor e colunista, analisam os números das pesquisas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2020 Fortaleza pesquisa Fortaleza quem ganha em Fortaleza quem lidera em Fortaleza prefeito Roberto Cláudio Capitao Wagner Luizianne Lins Sarto governador Camilo Santana presidente Jair Bolsonaro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar