PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Fake News: Facebook manterá perfis bolsonaristas no ar fora do Brasil

Determinação de Moraes pelo bloqueio global veio após constatação de que ao mudar configurações de localização, perfis voltaram a realizar publicações

13:14 | 31/07/2020
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, já havia determinado o bloqueio semana passada, mas apenas para o território nacional (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, já havia determinado o bloqueio semana passada, mas apenas para o território nacional (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O Facebook informou que não cumprirá nova determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para tirar do ar internacionalmente os perfis de bolsonaristas que são alvos do inquérito das fake news no Brasil.

De acordo com informação da coluna Painel, da Folha, a rede social anunciou que vai recorrer no plenário do STF e durante o processo as contas serão mantidas no ar em âmbito internacional.

"Respeitamos as leis dos países em que atuamos. Estamos recorrendo ao STF contra a decisão de bloqueio global de contas, considerando que a lei brasileira reconhece limites à sua jurisdição e a legitimidade de outras jurisdições", diz a plataforma em nota.

A determinação de Moraes pelo bloqueio global de contas no Facebook veio após constatação de que ao mudar configurações de localização, os perfis voltaram a realizar publicações.

No Brasil, dentre os perfis suspensos pelo Facebook estão o do ex-deputado Roberto Jefferson, da extremista Sara Giromini, do blogueiro Allan dos Santos e de Luciano Hang, dono da rede Havan.

Estes e outros nomes também tiveram contas suspensas no Twitter, de maneira global, que também anunciou que recorrerá da decisão..