Participamos do

Tribunal de Contas do Ceará retoma atividades presenciais nesta segunda-feira

Retorno será cumprido em cinco etapas. Cronograma se estende até o dia 1º de setembro
12:26 | Jun. 15, 2020
Autor Carlos Holanda
Foto do autor
Carlos Holanda Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), no bairro Centro, entra nesta segunda-feira, 15, na primeira etapa de retomada dos trabalhos presenciais em meio à pandemia do novo coronavírus. Não estão inclusas as sessões no plenário entre os sete conselheiros, que seguem remotas até 13 de julho.

O horário do expediente será de 9h às 15 horas em razão de medidas de contenção de gastos, que podem ser prorrogadas até 31 de dezembro. A fase inicial é parte de um plano de retorno à normalidade que consiste em cinco etapas, que ocorrerão até 1º de setembro deste ano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Duas das premissas do plano de retorno são a manutenção dos servidores acima de 60 anos e ou com doenças crônicas em casa. Ambos estão no grupo de risco da infecção. Outra premissa é a do prosseguimento do teletrabalho como prioridade.

Já para esta segunda-feira, a Secretaria de Serviços Processuais (SSP) volta ao expediente presencial. A volta é de 50% nos setores de Administração, incluindo Assessoria de Saúde, Secretaria de Sessões, Assessoria de Comunicação e Presidência.

A contagem de prazos de processos físicos e eletrônicos, que havia sido suspendida pelo presidente do órgão, Waldomiro Távora, retorna já na primeira fase.

A íntegra do plano de retomada pode ser vista no link

O POVO questionou o órgão via assessoria sobre a realização de testes de Covid-19. A informação é de que, no plano de retomada, não consta a realização de testes.  

Confira como será a primeira fase da retomada do TCE:

- Retorno restrito da Secretaria de Controle Externo (Secex). Áreas serão definidas pelo Secretário de Controle Externo Carlos Alberto de Miranda Nascimento;

- Realização de palestras virtuais com orientações sobre os cuidados relacionados à saúde, higiene e qualidade de vida no trabalho;

- Divulgação de cartilhas e cartazes para orientar sobre os cuidados a serem tomados durante a retomada das atividades;

- Ações previstas no Plano de Ação que trata das medidas para proteção de servidores, estagiários e colaboradores. Exemplo: distanciamento, desinfecção de áreas, sistemática para o caso de contágio por Covid-19.

O que é o TCE

O órgão fiscaliza e julga a aplicação de recursos públicos. Constitucionalmente, existe para combater e prevenir abusos com a administração pública. A estrutura também auxilia a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), já que o Legislativo também tem missão de averiguar os gastos do Executivo.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar