Participamos do

Bolsonaro veta dispensa de atestado médico a empregados

Proposta evitava o contato com trabalhadores doentes e deslocamento para a entrega dos atestados. Congresso analisa o veto
17:20 | Abr. 23, 2020
Autor Luana Façanha
Foto do autor
Luana Façanha Social media do O POVO.
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), vetou nesta quinta-feira, 23, a dispensa por sete dias da obrigação de apresentação de atestado médico pelo empregado, aprovada no dia 31 de março pelo Senado. A medida buscava evitar que pessoas doentes precisassem sair de casa para entregar o documento ao empregador, enquanto durar o estado de calamidade pública pela atual pandemia de coronavírus.

O projeto indicava que o trabalhador deveria informar ao empregador em caso de diagnóstico de Covid-19, iniciando a quarentena, quando ficaria dispensado por sete dias de apresentar o atestado para evitar contaminação dos demais colegas de trabalho. Segundo Bolsonaro, o texto apresenta “contrariedade ao interesse público" e, conforme o Ministério da Saúde, a proposta gera “insegurança jurídica” por tratar a quarentena de forma imprecisa ao compará-la ao isolamento.

O veto ainda está em análise pelo Congresso, com a possibilidade de derrubá-lo, mas sem previsão para o início da votação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar