Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Fundação Demócrito Rocha e TCE finalizam formação de gestores municipais com seminários presenciais

Em quase três meses de realização, a capacitação reuniu um total 1311 alunos, dentre eles prefeitos, secretários e servidores de municípios do Ceará.

A Fundação Demócrito Rocha e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) realizaram nesta quarta-feira, 4, o primeiro dia de seminários presenciais voltados para a capacitação de prefeitos, secretários e servidores de municípios do Ceará. As atividades, divididas em duas turmas, encerram o curso 'Aperfeiçoamento em Gestão Municipal', iniciado no dia 9 de setembro deste ano.

O objetivo macro do projeto é a qualificação e o aperfeiçoamento técnico das estruturas de gestão governamental de municípios, abordando temáticas relacionadas a gestão. Ao todo, o curso conta com 180 horas, dividindo-se 12 módulos na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

Edilberto Pontes, presidente do TCE, destacou a importância do curso realizado a partir de parceria com a FDR
Edilberto Pontes, presidente do TCE, destacou a importância do curso realizado a partir de parceria com a FDR (Foto: MAURI MELO/O POVO)

Para o Conselheiro Edilberto Pontes, presidente do TCE-CE, a formação foca na necessidade de levar os conhecimentos sofisticados e complexos da administração pública aos gestores de todo o Ceará. "Na democracia qualquer um pode ser gestor público, mas não necessariamente entende como administrar . Embora não seja a tarefa principal do Tribunal, a ideia foi oferecer um curso de formação mais abrangente e profundo para ajudar os gestores públicos a não errar, por isso esse curso é fundamental", afirma. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com quase três meses de duração, a iniciativa também contou com a colaboração da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), União dos Vereadores do Ceará (UVC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Aberta do Nordeste (UANE). No total, durante os quase três meses de realização, 1311 alunos estiveram presentes.

Dummar Neto agradeceu a postura do Tribunal, viabilizando um projeto que visa melhorar a qualidade das gestões municipais
Dummar Neto agradeceu a postura do Tribunal, viabilizando um projeto que visa melhorar a qualidade das gestões municipais (Foto: MAURI MELO/O POVO)

O presidente da Fundação Demócrito Rocha, Dummar Neto, comemorou a iniciativa, reforçando a necessidade conjunta entre fiscalização e formação. "Ajudar as pessoas a fazer da maneira correta é o grande desafio desse século. Desenvolvemos um projeto de aperfeiçoamento da gestão pública com o objetivo de fornecer ferramentas que visam a qualificação do corpo técnico de prefeituras e canais municipais. O que o Tribunal de Contas do Ceará vem fazendo é referência no Brasil inteiro e a nós só cabe agradecer. Através de formações como esta é que ajudamos a preparar os novos gestores", revela.

Sobre os planos para 2020, ano eleitoral, o prefeito de Cedro e presidente da Aprece, Nilson Diniz, revela o interesse em realizar mais ações educativas. "Estamos pensando em fazer parcerias para que possamos mostrar aos futuros, e novos, prefeitos a importância da gestão. A gente precisa se profissionalizar cada vez mais, então, para o próximo ano, é importante fazer um cheklist dos pontos mais importantes que o gestor precisa encontrar para o poder". A iniciativa está sendo pensada pela Aprece para novembro do próximo ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar